Coluna Pet

Os gatos

Os gatos estão cada vez mais sendo adotados como animais de estimação, ainda são em número muito menor do que os cães, tanto nos lares quanto nas clínicas veterinárias. No entanto enquanto que eles são 5 vezes menos frequentes nos lares, são dez vezes menos frequentes em clínicas veterinárias. Isto está muito relacionado com os costumes de alguns donos de gatos que acreditam que eles devem se virar sozinhos, mantê-los "livres", à vontade.

Assim poucos gatos são levados à clínica veterinária para cuidados preventivos como a desverminação e a vacinação. Tanto isso é verdade que o único caso de raiva transmitido a humanos foi provocado com mordida de gatos. 

Doenças preveníveis com vacinação, como leucemia, panleucopenia, rinotraqueíte ocorrem com muita frequência e quando apresentam tratamento este é bastante difícil e oneroso. 

Assim da mesma maneira que quando adotamos um cão temos que dar atenção às vacinas com o gato temos que ter o mesmo cuidado, e além disso, é claro, mantê-los em nosso domicílio, impedindo o nosso gato de importunar os nossos vizinhos. Viver em comunidade exige este dever de cidadão. 




Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855