Edgar.png
Por Edgar Cardoso

Corrida de Obstáculos

17 Maio 2018 14:55:00

No evento de corrida de obstáculos que aconteceu no Parque Ribeirão das Pedras, tivemos uma nova categoria este ano: o canicross. O canicross surgiu na Inglaterra no ano 2000. O objetivo era treinar os cães que puxavam trenós, então numa etapa inicial, para se acostumarem com os equipamentos. Eles simplesmente colocavam o peitoral e as trelas eram ligadas numa pessoa, ao invés do trenó. No entanto muitos perceberam isso como uma nova forma de esporte, já que podiam praticar durante todo o ano, e não apenas no inverno, qualquer cão poderia participar e o cão não precisava ter grandes treinamentos de obediência, por que a idéia era simples: correr com o cão em terrenos íngremes. Daí surgiu o canicross, com a união da palavra cani = cão e o esporte cross country.

Na Europa já é um esporte consagrado. As regras já foram definidas pelo The Kennel Club (clube de criadores de cães inglês), também pela Federação Cinológica Internacional, mas no Brasil ainda engatinha. Talvez no Rio Grande do Sul é onde o esporte está mais organizado, já buscam se reunir em associação e também este ano iniciaram a 1. Copa Gaúcha de Canicross. O interessante é que já em dezembro de 2010 o programa dominical Esporte Espetacular da Rede Globo promovia a primeira prova de canicross do Brasil com participantes "globais", e quem comandava a competição era a apresentadora Glenda Kozlowski. E nem assim o esporte deslanchou. 

Bom, aqui no Parque Ribeirão das Pedras também o número de inscritos foi pequeno, claro que também participei, eu e a Olívia. Espero que tenha tido mais de 10 inscritos, por que cheguei na oitava colocação (talvez nona?). Foi uma prova simples com trajeto de 3 km entre trilhas no mato e subidas de morros. O calor das onze horas da manhã foi um obstáculo a mais. Fiz a prova em 25 minutos, a Olívia se não tivesse comigo teria feito em bem menos. Tomara que tenham próximas etapas por que muita gente ficou entusiasmada com esta primeira prova. 


Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855