01_Assinatura-01_SITE.jpg

Sabendo Direito

Como pedir a concessão e prorrogação do auxílio-doença durante a pandemia

Muitos segurados estão com dúvidas sobre a concessão e prorrogação do auxílio-doença. Todavia, a prorrogação será feita automaticamente pelo INSS enquanto durar a pandemia, e o segurado recebe antecipação no valor de um salário mínimo por até três meses.  

O restante do valor, para aqueles com direito a mais de um salário mínimo, será pago posteriormente, após a reabertura das agências do INSS.

Fiz perícia antes do fechamento das agências do INSS, mas não recebi o resultado. Como saberei se tenho direito ao benefício?

O segurado que faz qualquer requerimento ao INSS deve acompanhar o status da análise do benefício pelo Meu INSS ou pela central telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.


Como faço para registrar o atestado médico?

Acesse o Meu INSS ou use o aplicativo para celular e selecione a opção "Agendar Perícia". Selecione "Perícia Inicial" e quando aparecer a pergunta "Você possui atestado médico?", responda sim e anexe no portal.


Preciso prorrogar meu auxílio-doença. O que devo fazer?

Os pedidos de prorrogação de auxílio-doença serão feitos automaticamente pelo INSS enquanto durar o fechamento das agências, em função da Emergência de Saúde Pública de nível internacional decorrente do Coronavírus.

O INSS também informa que prorrogará automaticamente aqueles auxílios que foram concedidos por decisão judicial, ou em que a última ação tenha sido de estabelecimento, ou ainda, por meio de recurso médico.


Serei comunicado caso tenha que comparecer a uma perícia médica para manter o benefício ou receber o complemento do valor devido?

Quando houver o retorno do atendimento presencial, o INSS notificará os segurados sobre os procedimentos necessários para realização de perícia.

Fonte: Kelly Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Brasília.Publicado em 03/06/2020.

Por, Dr. Luciano Daniel Crespo.

OAB/SC 32.247

E-mail lucianocrespo@crespo.adv.br




Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855