C
otidiano

6ª Conferência Municipal de Saúde em Indaial

Neste ano, a proposta é debater a 'Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS'

Amanda Bittencourt
Foto: Divulgação

INDAIAL - Com o tema "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS", a 6ª Conferência Municipal de Saúde de Indaial tem por objetivo avaliar a situação de saúde, subsidiando a elaboração de propostas a partir das necessidades de saúde identificadas e construir diretrizes para os Planos de Saúde da cidade. O evento acontecerá no dia 20, na Sociedade Recreativa de Indaial, localizada na rua dos Atiradores, 152, Centro.

 "A Conferência Municipal de Saúde ocorre a cada 4 anos e é um momento de livre reunião entre os representantes dos diversos segmentos da sociedade, estando aberta à participação de todos que desejam contribuir com a saúde no município. É a etapa municipal de uma série de outras conferências, compostas pela etapa Municipal, etapa Estadual e por fim pela etapa Nacional", explica o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Samuel Galitzki Grimm.

A conferência inicia às 7h30min, com o credenciamento dos participantes. Às 8h acontecerá a plenária de abertura e composição da mesa. Na sequência, o médico Marco Aurélio Ros, residente em Medicina Comunitária com título de especialista em Medicina de Família e Comunidade, especialização em Saúde Pública, mestrado em Saúde Pública, doutorado em Educação e pós-doutorado em Educação Médica, irá ministrar uma mesa redonda voltada à qualificação sobre o entendimento do Sistema Único da Saúde (SUS) e sobre a situação nacional e implicações para estados e municípios. As atividades da manhã encerram-se às 11h30min, com debate sobre a palestra.

À tarde serão apresentados os grupos de trabalho, às 13h. Cada grupo terá um eixo temático para discussão: Eixo 1 - Saúde como direito; Eixo 2 - Consolidação dos princípios do SUS; Eixo 3 - Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Para finalizar, haverá uma plenária e a eleição dos delegados que participarão da etapa Estadual da Conferência.

 "As propostas aprovadas na Plenária Final direcionadas ao município servirão como diretrizes para a consecução da política pública de Saúde no período. Já o que for direcionado ao âmbito estadual e nacional, serão direcionados à etapa Estadual da Conferência", completa Grimm.

Não haverá inscrição antecipada, para participar basta comparecer no dia da Conferência. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (47) 3380- 4631.


Serviços municipais de saúde

No dia 20, os serviços municipais de Saúde estarão fechados das 8 às 17h para que os servidores públicos participem do evento. Atendimento de demanda espontânea de casos clínicos agudos será realizado no Sais, a partir das 17h30min. A sala de vacina da Unidade Heinz Schutz realizará plantão nessa data, das 17h30 às 20h30min.



14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855