01_Assinatura-01_SITE.jpg
C
otidiano

Alimentação no Inverno

Profissional orienta sobre os alimentos que agem no sistema imunológico

Clarice Graupe Daronco / JMV
Foto: Divulgação

TIMBÓ - "Precisamos comer para termos energia para fazer nosso organismo trabalhar, mas é a alimentação saudável que faz ele funcionar melhor, além de prevenir doenças e auxiliar o sistema imunológico a cumprir seu papel de defesa". Com essas colocações a nutricionista Jakeline Dietrich fala à redação do JMV sobre a alimentação no Inverno.

Segundo a profissional, as pessoas precisam entender que não existem alimentos milagrosos, que não há superalimentos específicos. Mas que a alimentação saudável é que vai trazer os benefícios para o organismo. É fundamental saber escolher o que irá consumir.

De acordo com Jakeline nosso sistema imunológico está em alerta e age contra microrganismos que causam danos à saúde, isso faz com que nosso corpo aprenda a reagir num próximo contato. As vacinas também auxiliam o organismo a produzir essa reação.


Outras formas de manter a preservação da saúde é ter hábitos saudáveis como:

* Praticar atividade física regular: pois diminui o estresse, a ansiedade e auxilia no sistema imunológico;

* Alimentação saudável: o consumo adequado de alimentos de todos os grupos (carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais) contribuem para melhorar a defesa do organismo;

* Dormir bem: contribui positivamente para a resposta imunológica.


A profissional observa que nesta época do ano é comum casos de gripes e resfriados, entretanto, com a pandemia do Coronavírus, as pessoas devem se empenhar ao máximo para que isso não aconteça

Outra orientação da nutricionista é de que a alimentação pode influenciar beneficamente na imunidade. "O intestino é considerado nosso segundo cérebro. É nele que a maioria dos nutrientes são absorvidos e é onde vivem inúmeras bactérias benéficas que reforçam a atuação do sistema imunológico. A ingestão de fibras que estão presentes nas frutas, verduras, legumes, aveia e outros cereais servem como alimento para essas bactérias".

Jakeline afirma que: "os nutrientes são no que os alimentos se transformam em nosso organismo. Nenhum alimento, exceto o leite materno, fornece todos os nutrientes que precisamos. Portanto, é necessário ter uma alimentação equilibrada, com todos os grupos alimentares. Atenção: hábitos alimentares saudáveis, mas temporários, não asseguram o fortalecimento do organismo".

Conforme a nutricionista: "ao escolher alimentos, prefira os in natura (ao natural), pois seus nutrientes são mais adequados. Esses alimentos são aqueles extraídos diretamente da natureza, sem sofrer alteração. Na ausência desses alimentos, opte pelos minimamente processados, ou seja, os pouco alterados (grãos secos ou moídos, leite pasteurizado, vegetais congelados). Já os alimentos ultraprocessados nunca serão uma boa opção. Cuidado com a praticidade que está custando a sua saúde e com as propagandas".



14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855