C
otidiano

Arquitetura enxaimel

06 Dezembro 2018 15:32:00

Com o objetivo de conhecer a influência arquitetônica da região, alunos do Colégio Municipal de Indaial criam suas próprias casas enxaimel

Amanda Bittencourt
Foto: Letícia Michalack

INDAIAL - A arquitetura enxaimel é uma técnica de construção que consiste na montagem de paredes com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas. Os espaços entre essas madeiras são preenchidos por pedras ou tijolos. Além de serem mais fáceis de montar, as construções desse gênero são belíssimas e características da cultura alemã.

E aqui na região do Médio Vale, essa arquitetura é muito forte e muitas das casas construídas com essa técnica foram tombadas como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Para cultivar e manter viva as tradições dos antepassados que aqui viveram, surgiu a ideia de levar um pouco de conhecimento sobre esse tipo de arquitetura para a sala de aula, onde os alunos dos 5º anos do Colégio Municipal de Indaial, sob orientação da professora de Artes, Letícia Michalack, colocaram a mão na massa e desenvolveram projetos de casas enxaimel trabalhando conceitos de tridimensionalidade, durante as últimas duas semanas.

"Nós estudamos por meio de uma pesquisa sobre a influência arquitetônica da região e com isso os alunos trabalharam a tridimensionalidade e através da arquitetura enxaimel, nós pudemos resgatar a técnica construtiva que foi implantada na nossa região quando ela foi colonizada", destaca a professora Letícia.

 Os alunos receberam a visita do auxiliar de Patrimônio Histórico de Indaial, Thiago Campi Sperb, que ministrou uma palestra contando um pouco sobre a influência arquitetônica da nossa região. Depois disso, a professora Letícia levou uma mini casa enxaimel desmontável, para que as crianças pudessem aprender como essas casas de fato são construídas.

Já sabendo como as casas são montadas, a galerinha recebeu a tarefa de montar a sua própria residência enxaimel. Eles desenharam no papel a fachada da casa que eles gostariam de fazer e com isso pronto, eles iniciaram a construção da sua casa utilizando palitos de picolé e argila. Os tijolos foram feitos com argila e a estrutura de madeira, com palitos de picolé. Depois, os tijolinhos foram pintados com tinta spray e em uma folha de ofício em branco, os palitos de picolé começaram a ser colados e por último, encaixados os tijolos. Mesmo procedimento que de uma casa de verdade.


Imagens


14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855