C
otidiano

Celebrando com Arte

14 Março 2019 14:54:00

Exposição artística realizada pela FIC é alusiva ao aniversário de Indaial

Amanda Bittencourt

NDAIAL - "A Fundação Indaialense de Cultura (FIC) destaca entre seus objetivos o incentivo às expressões culturais estando às exposições entre suas atribuições. Promover a classe artística local, evidenciar a arte, revelar seus artistas e suas obras fazem parte das ações culturais da entidade", palavras da diretora-executiva da FIC, Arlete Polidoro, que junto com os colaboradores e demais artistas do município, promovem a exposição "Celebrando a Arte".

A amostra de arte começou hoje, dia 14 e a comunidade pode passar na FIC, das 8 às 12h e 13h30min às 17h30min de segunda a sexta-feira, para conferir a obra de aproximadamente 22 artistas, com produções recentes nas artes visuais e poetas indaialensens com obras literárias garimpadas no acervo da Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa.

A abertura da exposição contará com a presença do historiador do Arquivo Histórico Municipal Theobaldo Costa Jamundá, Luiz Claudio Altenburg, em um bate-papo sobre o tema "Indaial e Sua História", que acontecerá também no dia 14, às 19h30min, no Salão de Exposições da FIC. A conversar será aberta a escolas, artistas e plateia.

 A diretora-executiva destaca que uma das propostas dessa galeria artística é revelar as linguagens visuais e literárias, trazendo a arte como forma de expressão dos participantes na composição de sua obra com destaque para as poesias, que emocionam e tocam a sensibilidade dos apreciadores, e das artes plásticas, as quais se manifestam por meio de elementos visuais e táteis como o desenho, a pintura e a escultura.

Arlete relembra que os artistas indaialenses vêm escrevendo anualmente uma nova história nas artes do município. "Desde sua criação a FIC homenageia a cidade de Indaial com exposições de artistas da cidade em celebração à Instalação do Município de Indaial que ocorre no dia 21 de março", explica.

Desde outubro de 2018, os artistas já vêm se cadastrando no Departamento de Cultura. A fim de escolher o melhor período para realização das suas mostras individuais e coletivas, que acontecem entre os meses de março e novembro.

Quanto ao calendário de exposições do ano de 2019, já foi preenchido e mostrará uma diversidade de obras inéditas em pintura, desenho, escultura, gravura e fotografia, cartunismo, como também, exposições de alunos dos cursos de artes e artesanato da FIC e exposições históricas.

 A exposição fica aberta para visitação até o dia 29 de março.




14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855