C
otidiano

Atividades

'Eu me importo com você, vamos conversar?'

20 Setembro 2018 00:00:00

Esse é o questionamento que será tema da semana de palestras de conscientização ao suicídio, destinada aos alunos do Ensino Médio

INDAIAL - O tema "Eu me importo com você, vamos conversar?" será o principal foco da semana de palestras que será realizada entre os dias 24 e 28 de setembro, destinado aos mais de 3 mil jovens das escolas de Ensino Médio de Indaial: Escola de Educação Básica (EEB) Frederico Hardt, Colégio Metropolitano, EEB Professora Attela Jenichen, EEB Raulino Horn, EEB Prefeito Germano Brandes Junior e Colégio Adventista. 

O assunto será abordado pelos próprios educandários, de acordo com o cronograma preestabelecido, por meio de profissionais da Saúde e Educação e do palestrante Giwelton Murilo Mattos. 

A ação é realizada pela Assessoria de Assuntos para a Juventude, com apoio das secretarias de Saúde e Educação e do Parlamento Jovem. Outra atividade também vai ser desenvolvida ainda nesta semana. Na sexta-feira, dia 21, pela parte da manhã, haverá uma qualificação da Rede de Atenção Básica sobre prevenção de suicídio com enfermeiros das equipes da Saúde da Família, no Centro de Convivência. 

Os profissionais que atuam nos serviços de saúde mental do município já se reuniram em comissão, para elaboração e implantação do Protocolo de Atendimento às pessoas em risco ou tentativa de suicídios. Essa construção surge para melhorar fluxos de pacientes encaminhados conforme avaliação do risco de suicídio. O Protocolo foi elaborado inicialmente apenas pela Secretaria de Saúde, mas sua revisão terá parceria das demais secretarias e órgãos de defesa dos direitos.

As ações são referentes ao Setembro Amarelo que, desde 2015, é o mês dedicado à valorização da vida e combate ao suicídio. O objetivo é divulgar e debater a causa intensamente durante o mês, já que no dia 10 foi celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, conscientizando a população sobre a realidade do suicídio e mostrando que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde


14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855