C
otidiano

Futebol de luto em Santa Catarina

Dois jovens catarinenses estão entre os 10 mortos no incêndio ocorrido no Centro de Treinamentos da categoria de base do Flamengo

Amanda Bittencourt
Foto: Redes Sociais
Indaialense Bernardo Pisetta morreu no incêndio ocorrido no Ninho do Urubu

Um incêndio aconteceu na madrugada de hoje, dia 8, no Ninho do Urubu - Centro de Treinamentos do time do Flamengo, localizado em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o qual matou 10 pessoas e deixou três feridos. Dentre as vítimas, estavam dois catarinenses, os jovens Bernardo Pisetta, de 14 anos e Vitor Isaías, de 15 anos.

O indaialense Bernardo Pisetta esteve em Indaial há poucos dias e assistiu a final do 34º Torneio de Verão de Futsal, que ocorreu no último fim de semana, antes de retornar ao Rio de Janeiro. Ele atuava como goleiro na base do Flamengo, desde agosto de 2018. Antes, o jovem já havia passado pelo Avaí, permaneceu dois anos no Athlético Paranaense e jogou em equipes de futsal da região do Vale do Itajaí. Em Indaial, participou da Associação Atlética Unidos, Associação Escola de Futsal de Indaial (Aefi), ambos em parceria com a Fundação Municipal de Esportes, e também treinou na Escolinha Grupo de Goleiros Guerreiros, dirigida por Jonas Leiva Beier, no bairro Mulde.

O primo do adolescente, Marcelo Lanznaster, disse ao G1, que a notícia chegou logo pela manhã aos familiares e que Bernardo sonhava em ser atleta profissional. "Bernardo abdicou por muita coisa para ser um atleta profissional. Abriu mão de uma boa parte da adolescência, apesar de só 14 anos, mas desde muito tempo ele vem se dedicando ao esporte a ser um goleiro de ponta e estava conseguindo. Ele como Flamenguista estava realizando um sonho. Ele era ciente de que estava só iniciando uma jornada, mas ele tinha potencial e os treinadores falavam isso de que ele chegaria longe. E todos nós sonhamos junto esse sonho".



                                                  

                                                  Bernardo na final do 34º Torneio de Verão de Futsal de Indaial

                                                  Foto: Divulgação

O prefeito de Indaial, André Moser, também se solidariza pela perda do jogador. "Hoje o dia amanheceu triste com essa trágica notícia. Bernardo tinha um futuro brilhante pela frente. Era uma das promessas do esporte e teve seu sonho interrompido por uma fatalidade. Estamos todos de luto! Não existem palavras para amenizar um momento de tanta dor. Me solidarizo com a família do Bernardo. Em nome da Prefeitura estou à disposição para o que precisar".

Ainda segundo o primo, após a confirmação da morte, o pai do goleiro, Darlei Constante Pisetta, viajou para o Rio de Janeiro para liberação do corpo.

Já o atacante Vitor Isaías, nascido em Florianópolis, estava atuando no time carioca há seis meses. Ele iniciou sua carreia no futsal do Figueirense e também passou pelo Athlético. A morte do atleta foi confirmada por um tio, que preferiu não se identificar, de acordo com o G1.

Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Douglas Henaut, em declaração ao jornal O Globo, as chamas atingiram o alojamento, onde dormem os jogadores de base (jovens entre 14 e 16 anos).


                                                   

                                                    Vitor Isaías, atuava como atacante na categoria de base do Flamengo

                                                     Foto: Redes Sociais

O meio-campista Felipe Cardoso, da categoria sub-17 do Flamengo, revelou para o canal Coluna do Flamengo que o incêndio teve início no ar-condicionado do seu quarto. "O incêndio começou no meu quarto. O ar-condicionado começou a pegar fogo e eu saí correndo. Graças a Deus consegui correr e estou vivo", declara.


Luto oficial

A Prefeitura de Indaial decretou nesta manhã, luto oficial de três dias pelo falecimento do atleta indaialense.


Mortos identificados

Athila Paixão

Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas

Bernardo Pisetta

Christian Esmério

Jorge Eduardo Santos

Pablo Henrique da Silva Matos

Vitor Isaías

*Outras 3 mortes estão confirmadas, mas os nomes ainda não foram divulgados para que as famílias sejam avisadas antes. 



14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855