01_Assinatura-01_SITE.jpg
C
otidiano

Indaial libera vacinação contra a Covid-19 para novos grupos de trabalhadores da Educação

Foto: Arquivo Secom

A partir desta quarta, 2 de junho, a Secretaria de Saúde de Indaial abre a vacinação contra a Covid-19 para novos grupos de trabalhadores da Educação. Também podem ser imunizados professores, 2º professores, auxiliares e afins que atuam em sala de aula do ensino médio e do ensino profissionalizante.

Esses grupos prioritários podem procurar a Central instalada no Parque Municipal Jorge Hardt, das 8h às 16h30. O atendimento é por ordem de chegada, através do sistema de senhas. Para ser vacinado é preciso apresentar Cartão do SUS, documento com foto e carteirinha de vacinação, além de declaração da diretora da instituição de ensino. 

As pessoas que já receberam a vacina contra a Influenza devem respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para imunização contra a Covid-19. 


Central de Vacinação aberta no Feriado

Nesta quinta, 3 de junho, Feriado de Corpus Crhisti, a Central de Vacinação no Parque abrirá normalmente das 8h às 16h30, com exceção de sexta, dia 4, que estará fechada. O atendimento também será por ordem de chegada, através do sistema de senhas. A imunização ocorrerá nas cabines de vacinação, sem ser no modelo Drive-Thru.

A Secretaria de Saúde reforça os grupos prioritários que podem procurar a imunização no Parque. Todos precisam apresentar Cartão do SUS, documento com foto e carteirinha de vacinação, além de documentos adicionais conforme orientações abaixo:


a) Usuários acima de 60 anos;

b) Trabalhadores da saúde (também carteira de trabalho, comprovando o vínculo empregatício);

c) Pessoas de 18 a 59 anos com Síndrome de Down, doença renal crônica em terapia de substituição renal - diálise, transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, com comorbidades ou deficiência permanente (também cópia de exame, receita médica dos últimos 12 meses, declaração ou atestado médico com CID da doença);

d) Trabalhadores da Educação (também declaração da diretora da instituição de ensino): 

- professores e auxiliares que atuam nas instituições de Educação Especial;

- professores, 2º professores, auxiliares e afins que atuam em sala de aula das creches com crianças de 0 a 3 anos e da pré-escola com crianças de 4 a 6 anos;

- profissionais que atuam na equipe técnica, administrativa e pedagógica e também na execução do PlanConEdu, na recepção de estudantes e da comunidade em geral; 

- profissionais que atuam nas atividades de limpeza, alimentação, serviços gerais e similares;

- professores, 2º professores, auxiliares e afins do ensino fundamental anos iniciais (ciclo de alfabetização 1° ao 3° anos);

- professores, 2º professores, auxiliares e afins que atuam em sala de aula do ensino fundamental anos iniciais (4° e 5° anos), do ensino fundamental anos finais, do ensino médio e do ensino profissionalizante.

Quem já está apto a receber a segunda dose da vacina também pode procurar a Central na quinta. O intervalo de dias para receber a segunda dose é de: Coronavac - 2 a 4 semanas e AstraZeneca/Fiocruz - 12 semanas. Inclusive na carteirinha de vacinação consta a data que o usuário já pode receber a outra dose.


Comorbidades listadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação:

- Diabetes mellitus;

- Pneumopatias crônicas graves;

- Hipertensão Arterial Resistente (HAR);

- Hipertensão arterial estágio 3;

- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;

- Insuficiência cardíaca (IC);

- Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;

- Cardiopatia hipertensiva;

- Síndromes coronarianas;

- Valvopatias;

- Miocardiopatias e Pericardiopatias;

- Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fistulas arteriovenosas;

- Arritmias cardíacas;

- Cardiopatias congênita no adulto;

- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;

- Doenças neurológicas crônicas;

- Doença renal crônica;

- Imunossuprimidos;

- Hemoglobinopatias gravesr;

- Obesidade mórbida;

- Cirrose hepática.


14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855