C
otidiano

Inverno Cultural na FIC

11 Julho 2019 16:26:00

Evento busca oferecer espetáculos de qualidade e gratuitos à comunidade, além de incentivar grupos de artistas locais

Amanda Bittencourt

INDAIAL - Com o principal objetivo de estimular na população o hábito de frequentar eventos culturais, proporcionando uma ampla visão da cultura indaialense através de espetáculos de qualidade, além de proporcionar aos alunos dos cursos e integrantes dos grupos artísticos da Fundação Indaialense de Cultura (FIC) as vivências de palco e plateia, mais uma edição do Inverno Cultural será realizada em Indaial.

O evento, promovido pela FIC, acontecerá nos dias 11 e 12 de julho, ocasião em que a comunidade poderá assistir grandes espetáculos gratuitos na Sociedade Recreativa de Indaial, localizada na rua dos Atiradores, 152, Centro.

O Inverno Cultural FIC, ocorre anualmente no mês de julho, celebra a chegada do clima frio proporcionando à população atrações para 'aquecer' o cenário cultural no município. Segundo a diretora-executiva da FIC, Arlete Polidoro, a programação diversificada envolve os cursos e grupos da Fundação.

A programação inicia hoje, dia 11, e será dedicada ao Concerto de Inverno, com participação da Orquestra de Câmara de Indaial e do Coral da FIC, coordenado pelos maestros Paulo Henrique Tadeu Lira e Caio Fernando Maciel de Oliveira. Convidados especiais vão marcar presença no espetáculo: o Chorus Vocallis e ex-músicos da Orquestra que hoje trabalham profissionalmente também. Ewlin Sophia Vogel e Márcio Kuhn são os solistas destaques da noite. O espetáculo inicia às 20h30min.

O Concerto de Inverno, apresentado pela Orquestra de Câmara de Indaial e Coral da FIC, é o espetáculo cativo do evento, realizando em 2019 sua 10ª edição.

 "As demais programações são organizadas de acordo com uma temática anual motivada pelo corpo docente da FIC, estimulando o surgimento de novos valores e contemplando as diversas formas de arte", destaca Arlete.

Na sexta-feira, dia 12, com início às 19h30min, o espetáculo FIC em Evidência abrilhantará a noite. Apresentações de destaque dos alunos da FIC na dança, música, teatro e artes visuais vão compor uma programação singular. Os professores estarão diretamente envolvidos em algumas apresentações, participando e apresentando-se.

Sobre o incentivo à cultura em Indaial, Arlete frisa que a cultura é a somatória de costumes, tradições e valores. "Incentivar a cultura no município é oferecer à comunidade a oportunidade de perceber- se como indivíduo pensante e pertencente ao todo, com o poder de influenciar a história através da capacidade, seja de fazer, de divulgar ou de conhecer arte".

Ela ainda ressalta que hoje, a FIC através das atividades fomentadas estabelece um elo de transformação social, mesmo que com pequenas ações. "Pois na área cultural as expressões e iniciativas surgem naturalmente e sempre em busca de espaços de desenvolvimento e incentivo".




14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855