C
otidiano

Partituras e violão

21 Março 2019 15:22:37

Projeto '+ Música Indaial' vêm ensinando crianças a aprenderem a tocar violão e viola caipira

Amanda Bittencourt
Foto: In Concert

INDAIAL - A música é considerada uma forma de arte, pois mesmo que não possamos ver ou tocar uma canção, assim como uma pintura em tela, nós sentimos o nosso coração ser acariciado pelas melodias. É por essa linha que nós iniciamos falando do projeto "+ Música Indaial", que segundo o professor de música e sócio da In Concert Educação Musical, Sidney Trentini Machado, "essa é uma iniciativa que visa atender crianças, acima de 10 anos, e jovens de baixa renda com aulas gratuitas de violão e viola caipira".

Machado conta que a ideia surgiu em 2017, quando acontecia o 1° Festival Cultural Indaialense de Viola Caipira. "Em 2018, a iniciativa foi implementada e neste ano, as aulas iniciam em abril deste ano", completa.

Proporcionar um local, instrumentos e professores para que crianças possam ter oportunidade de desenvolverem suas aptidões musicais não foi tarefa fácil, mas com as parcerias firmadas, tirar o projeto do papel foi bem mais fácil. "A In Concert Educação Musical, vem fornecendo o espaço e o professor para ministrar as aulas, o Rotary Club de Indaial adquiriu os instrumentos e é quem seleciona os alunos e a Rozini Instrumentos Musicais, que viabilizou instrumentos a preço de fábrica para baratear os custos do projeto", explica Machado.

 Nesse um ano de atuação do projeto, mais de 30 alunos já foram benefi ciados e tiveram a oportunidade de desenvolver aptidões artísticas e aperfeiçoar técnicas musicais. Atualmente, 10 alunos estão fazendo aulas, e a ideia é ampliar ainda mais esses números. "A ideia da coordenação do projeto, é atender até 50 alunos", enfatiza o professor.

Perguntamos ao professor Machado como é feita a seleção dos alunos, e ele explica que as crianças e jovens de baixa renda são pré-selecionados pelo Rotary juntamente com os órgãos públicos de assistência social, para que assim o projeto possa estar ajudando àqueles que realmente não tem condições de arcar com os custos das aulas.

Os encontros acontecem semanalmente, nas dependências da In Concert, de forma coletiva e duram cerca de 45 minutos. Esse é o momento em que os alunos demonstram total atenção e dedicação. Quanto aos colaboradores e voluntários envolvidos, mais de 10 pessoas vem ajudando e incentivando o + Música Indaial.

Para finalizar, Machado ressalta a importância da iniciativa para a comunidade indaialense. "É justamente oferecer educação musical de qualidade a quem não pode pagar pelas aulas de uma escola particular de música. Também é preparar a base da Orquestra Catarinense de Violas, outro projeto da In Concert Educação Musical".


Imagens



14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855