01_Assinatura-01_SITE.jpg
C
otidiano

Primavera: estação do florescimento

Profissional dá dicas importantes sobre tipos de flores para esta estação

Clarice Graupe Daronco / JMV
Foto: By Pilo/ JMV

TIMBÓ - Renascimento, prosperidade, crescimento. A Primavera é conhecida por ser a estação do recomeço, quando o frio e os dias curtos do Inverno dão lugar ao sol e à exuberância e perfume das flores. A nova estação começou oficialmente, no dia 22 de setembro.

A Primavera é, sem dúvidas, a estação mais bonita e florida do ano. Época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas e, com isso, algumas pessoas podem desencadear crises alérgicas, pois ocorre a polinização das flores, processo de reprodução em que os grãos de pólen circulam mais pelo ar.

Em entrevista à redação do JMV a engenheira florestal, Adrielli Hedler, observa que nesta estação é preciso atentar para o tempo necessário entre o plantio e o florescimento das plantas.

Segundo a profissional as flores da Primavera devem ser plantadas com três a quatro meses de antecedência, ou com um tempo maior, dependendo da espécie escolhida. Folhagens e suculentas podem se desenvolver rapidamente, produzindo efeitos muito bonitos em jardins e até mesmo no interior das casas, prédios ou qualquer outro local.

Adrielli observa que: "geralmente as pessoas me procuram na floricultura com dúvidas de como cuidar das plantas, como fazer a rega e adubação adequada. Eu explico que cada uma tem suas particularidades algumas gostam de solos secos outras de solo úmido, algumas plantas preferem sol pleno, outras preferem somente claridade, pois no sol forte demais elas ficam com as folhas amareladas".

A profissional aconselha que quando fores comprar uma planta busques sempre o máximo de informações possíveis, isso ajudará a mantê-las ela sempre saudável. "Com a chegada da Primavera já podemos observar a grande variedade de flores e sua exuberância. Temos por exemplo as primaveras (Bougainvillea) as azaleias, sapatinho de judia, hibiscos e muitas outras dando o ar da graça e também as orquídeas que são as preferidas dos timboenses".

A jovem ressalta que Timbó é uma cidade onde pode-se observar lindos canteiros nas ruas e maravilhosas flores enfeitando as praças assim como os jardins das casas, herança que os ancestrais deixaram, o capricho dos jardins da cidade que já foram parar em famosas revistas. "Mas os jovens também estão buscando cada vez mais uma proximidade com as plantas e flores. Devido ao trabalho, muitos não têm contato com a natureza, e buscam ter uma plantinha em casa. É um vasinho para a mesa, um verdinho para a sala, temperos para a cozinha, plantas para harmonizar e purificar ambientes", observa a engenheira ao afirmar que muitas vezes as pessoas nem se dão conta de como as flores estão presentes na vida delas. "Vendemos flores para quando nasce alguém, para festejar mais um ano de vida, para celebrar o amor, para alguém doente, e até mesmo para o último dia da pessoa na Terra".


Dicas importantes

Na Primavera podem ocorrer chuvas fortes que lavam o solo e não infiltram, por isso, é muito importante verificar se a planta precisa de água todos os dias, principalmente se a muda estiver em solo arenoso.

Muitas plantas apresentam desenvolvimento de folhas novas nesse período, o que pode atrair muitas pragas. Os pulgões são grandes vilões e cochonilhas adoram esse momento para infestarem as plantas. O spray de óleo de Neem é um excelente produto para controlar essas pragas. Lembre-se de retirar folhas e ramos que secaram no Inverno!

Outra dica importante nesse período é a limpeza, poda e adubação para as plantas que terão um longo tempo para se adaptarem em novos vasos ou espaços de jardim, além de um solo rico em matéria orgânica.

Imagens


14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855