C
otidiano

Indaial

Projeto é apresentado em convenção de Saúde Pública em Cuba

07 Maio 2018 11:33:10

Evento realizado no Palácio de Havana teve participação de representantes de 58 países

INDAIAL - Em abril, o município de Indaial esteve representado pela agente comunitária de saúde, Malvina Ribeiro, no Cuba Salud, uma convenção que discute saúde pública do mundo todo. Neste ano, em sua terceira edição, o evento ocorreu de 23 a 27 de abril, no Palácio de Havana, e teve a participação de representantes de 58 países.

Malvina apresentou no dia 24, dentro da categoria Saúde do Idoso, o projeto "De Geração para geração: valorizando a herança cultural", desenvolvido no território de atendimento da Unidade de Saúde Márcia Maria Andreatta, no bairro Estados. A apresentação ocorreu em forma de banner. A agente também participou de uma roda de discussão sobre o tema.

O trabalho foi avaliado pelo doutor em Saúde Pública e pesquisador sobre idosos há 30 anos, Hector Bayrre. Ele elogiou nosso projeto e nos parabenizou. Considerando que ele é muito crítico, foi muito bom ter esse respaldo positivo", comenta Malvina.

O projeto, agora também destaque internacional, já ganhou visibilidade nacional em duas oportunidades. A mais recente ocorreu nos dias 12 e 13 de abril, quando Indaial recebeu a visita das avaliadoras Fátima Meirelles e Emanuelli Matias Marques, representantes do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde. Na oportunidade, o município esteve entre as 30 experiências brasileiras selecionadas para a segunda fase do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde pelo projeto.

Já em novembro de 2017, Indaial marcou presença no Seminário Nacional do 5º Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, em Brasília, com a apresentação do referido trabalho.

Sobre o projeto

A criação desse trabalho é fruto da ação socioeducativa intergeracional do grupo da Paz, formado por 12 crianças com idade entre 8 a 13 anos, com idosos da comunidade. Como método principal utiliza-se a contação de história, na qual os idosos relatam suas memórias e vivências, interagindo com as crianças e transmitindo ensinamentos sobre temas diversos. Na sequência são realizadas dinâmicas com os participantes. Os encontros ocorrem duas vezes por mês, na unidade de saúde. Estão envolvidas diretamente nesse trabalho as agentes comunitárias da Unidade e criadoras do projeto, Malvina Ribeiro e Maria Teresinha Batista.


Imagens


14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855