C
otidiano

Projeto Vale Muito será desenvolvido na região

Objetivo da ação é conscientizar de forma didática os alunos da rede de ensino sobre as belezas naturais e as riquezas histórico-culturais da nossa região

Amanda Bittencourt
Foto: PMI Apiúna

APIÚNA - Em Apiúna, a implantação do Projeto Vale Muito começou a ser discutido no dia 11 de março, pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Adilson Fortunato, secretária de Educação, Fabíola Gonçalves Cunhaque, e gestora da Cimvi, Arlete Regilene Scoz. Na ocasião, os materiais didáticos já foram entregues e devem ser distribuídos em breve no município.

O projeto foi idealizado pelo colegiado e Secretarias de Turismo que fazem parte do Consórcio Municipal do Vale do Itajaí (Cimvi), que decidiram implantar de forma pioneira um projeto para valorização turística dos municípios que compõem o Vale Europeu.

 O objetivo da ação é conscientizar de forma didática os alunos da rede de ensino sobre as belezas naturais e as riquezas histórico-culturais de nossa região, tendo contato com o crescimento do turismo no Vale do Itajaí.

 "O projeto será desenvolvido em todas as cidades do Vale Europeu para os alunos de quarto e quinto ano. Os professores poderão desenvolver atividades de forma multidisciplinar envolvendo, por exemplo, a matemática, geografia, história e língua portuguesa, e trazendo para estes conteúdos a importância do turismo local", destaca o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Apiúna, Adilson Fortunato.

Quanto à metodologia de estudo, os alunos irão receber o material didático, composto por planos de ensino, cartilha do aluno e professor, bem como jogo da memória e caneta personalizada, para as aulas expositivas. Haverá também saídas a campo, desenvolvimento de atividades em grupos e individuais, leituras complementares, realização de eventos e seminários.


Foto: PMI Apiúna

Os professores da Rede Municipal de Ensino, junto com profissionais contratados pela Cimvi, vão atuar nas unidades educacionais, realizando palestras e desenvolvendo atividades unindo-as com as disciplinas.

"Ao final do projeto, serão desenvolvidas atividades onde os alunos produzirão desenhos e frases. Dentre esses materiais feitos pelas crianças, três desenhos e três frases serão selecionados para compor um livro que será lançado contendo os atrativos turísticos do Vale Europeu", finaliza Fortunato.



14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855