C
otidiano

Saúde

Redução no número de pacientes na fila para exame de mamografia

10 Maio 2018 13:50:23

Secretaria de Saúde de Indaial comemora índices positivos

Foto: Divulgação
Ilustração

INDAIAL - A secretaria de Saúde de Indaial informou que tem trabalhado para reduzir o tempo de espera dos usuários na realização de exames. No caso da mamografia, os dados apontam diminuição significativa do número de pacientes na fila entre 2017 e 2018.

Na primeira quinzena de janeiro de 2017 havia 550 pacientes aguardando pelo exame de mamografia, na segunda quinzena de abril de 2018 esse número encontrava-se em 85. Em 2017 a média de tempo de espera para a realização do exame era de seis meses, atualmente é de no máximo dois meses. "Alguns desses pacientes que estão na fila a secretaria não conseguiu contato telefônico, em outros casos o paciente aguarda a data para exame de acompanhamento", ressalta a secretária de Saúde, Adriane Ferrari.

A mamografia realizada na rede municipal de saúde é para mulheres com idade superior a 50 anos, conforme preconiza o Ministério da Saúde, e em pacientes com idade inferior que possuem indicação clínica devidamente avaliada pela central de regulação.

Até 2017 a mamografia era realizada em Pomerode, pois no município de Indaial não havia prestador. Além disso, o número de exames realizados era menor, já que a secretaria de Saúde dependia das vagas disponibilizadas pela outra cidade.

Unindo esforços para reduzir o tempo de espera e atender mais pacientes, o Hospital Beatriz Ramos com apoio da secretaria de Saúde de Indaial, entidades e empresas conseguiu implantar o serviço no município, dispondo de um espaço, equipamento e profissionais para a realização da mamografia. Dessa forma, a partir de outubro de 2017 a secretaria de Saúde passou a contratar o serviço do HBR.

"Isso contribuiu para que reduzíssemos o número de pacientes na fila e o tempo de espera para a realização do exame. Essa melhoria na prestação do serviço também se deve à equipe técnica da secretaria pelo empenho e trabalho incessante. Estamos trabalhando também na redução das filas em outras demandas", destaca a secretária de Saúde.

Desde janeiro de 2018 todos os exames de mamografia são realizados no Hospital Beatriz Ramos. "Com essa medida também oferecemos mais comodidade ao usuário, pois o exame pode ser prestado na cidade e não fora", complementa Adriane.



14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855