C
otidiano

Um lugar de acolhimento

04 Outubro 2018 16:24:00

Abrigo Institucional doutor Ademar Keunecke existe desde 2015 em Indaial prezando pelo zelo às crianças e adolescentes

Amanda Bittencourt
Foto: Abrigo Institucional Dr. Ademar Keunecke

INDAIAL- O Abrigo Institucional doutor Ademar Keunecke, foi fundado em 15 de março de 2015 em Indaial,e desde então já acolheu 77 crianças e adolescentes, e serve como uma casa de acolhimento, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social por se tratar de um serviço do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) previsto na Resolução nº 109 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Tem por objetivo atender crianças e adolescentes do município, que estejam em situação de risco como: abandono, negligência familiar, violência física, psicológica ou sexual, garantindo-lhes proteção integral. Atualmente, estão abrigadas 16 crianças e dois adolescentes, que possuem faixa etária de 1 à 16 anos.

O coordenador do abrigo, Osair Reginaldo Anacleto, que possui formação em Pedagogia, bacharelado em História e especialização em Educação e suas Metodologias, fala dos serviços que são disponibilizados pela instituição. "O serviço é oferecido baseado nas características semelhantes ao de uma residência. É um espaço de proteção e de desenvolvimento da criança e do adolescente, atuando de forma pedagógica e estratégica no desenvolvimento de suas habilidades e competências", destaca o coordenador.

As crianças e adolescentes que chegam até o abrigo estão passando por um processo judicial no qual uma equipe técnica acompanha a família que constata a impossibilidade desta garantir os cuidados básicos, como zelo e proteção. "Cada processo possui uma peculiaridade, quando a criança ou adolescente são encaminhados ao programa de acolhimento, é porque a família de origem não garantiu os devidos direitos. Assim cabe ao Judiciário fazer o encaminhamento do jovem à família extensa ou substituta (adoção)", explica o coordenador sobre os procedimentos judiciais.

Atualmente os recursos para manutenção do local são provenientes da Prefeitura de Indaial, além de doações da comunidade. Osair destaca algumas ações realizadas por instituições que vem ajudado na manutenção do espaço. "Alguns projetos foram realizados recentemente, como o Amigos FarmaSESI, sendo arrecadados cerca de 900 itens de higiene pessoal. Além disso, recebemos colaborações  de empresas, clubes, Rotary Clube e voluntários".

O Abrigo é formado por uma equipe técnica composta de coordenador, assistente social, psicóloga, pedagoga, oito educadores, um motorista e auxiliar de serviços gerais, dois auxiliares de serviços e duas cozinheiras.

Como ajudar?

A comunidade indaialense pode colaborar com o Abrigo  Institucional doutor Ademar Keunecke por meio de doação de calçados, roupas, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza. Basta ligar para os telefones (47) 3394-2617 e 99944-9956

Imagens


14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855