Logomarca-01.jpg

Almoxarifado Central deve economizar R$ 1 milhão por ano

07 Dezembro 2017 14:47:17

Centro Integrado de Armazenagem e Distribuição foi inaugurado oficialmente na quarta-feira, dia 6

Por: Janaina Possamai
Foto: Filipe Adriano
Foco será eficiência na distribuição de materiais para conter gastos

INDAIAL - Foi inaugurado na noite de quarta-feira, dia 6, o Centro Integrado de Armazenagem e Distribuição (Ciadi), de Indaial. Com seu pleno funcionamento, a estimativa do poder público municipal é de que a cidade consiga economizar cerca de R$ 1 milhão por ano através da otimização de recursos.

Ainda de acordo coma a Prefeitura, o Centro está localizado em uma região estratégica de Indaial, na rua Marechal Floriano Peixoto, 49, Centro, facilitando a armazenagem de materiais em condições adequadas e a distribuição rápida e precisa.

"Com a implantação do Ciadi o município de Indaial só tem a ganhar, pois agora tem mais controle sobre a qualidade dos produtos adquiridos, os volumes comprados e principalmente onde foram consumidos ou utilizados esses produtos. Nosso foco é a eficiência, otimização de recursos e uma gestão voltada para resultados", comenta o prefeito André Moser.

Antes da inauguração do Ciadi, cada secretaria tinha sua estrutura própria de recebimento, estocagem e distribuição, gerando o que a administração classificou como elevado custo de manutenção. Agora, toda estrutura foi centralizada em um local com aproximadamente 1,2 mil metros quadrados de área. O almoxarifado central terá como objetivo principal atender as secretarias de Administração, Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, gerenciando e otimizando toda a cadeia de suprimentos, desde a necessidade dos materiais até a sua utilização. O processo de implantação iniciou em setembro.

Gestão

Quem realizará a gestão do Ciadi é a empresa terceirizada Sincroslog Processos de Movimentação e Armazenagem Ltda. "O uso de estratégias alinhadas aos processos, pessoas e informação faz com que a gestão pública através do auxílio de empresas especialistas na área logística possam gerir de forma profissional e cobrar os resultados estabelecidos, mas principalmente cuidar cada vez mais e melhor do dinheiro público", destaca o diretor da empresa, Marcos Alexandre Greuel.

Na região do Vale do Itajaí, outro município que conta com um Centro Integrado de Armazenagem e Distribuição é Blumenau. Porém, se considerarmos Indaial como um município de médio porte, a cidade torna-se pioneira em Santa Catarina por ter um Ciadi.

A administração destaca ainda que a logística empregada com a nova estrutura garante economia expressiva aos cofres públicos e melhorias na gestão dos almoxarifados, como: recebimento das mercadorias exatas que foram solicitadas através de procedimentos e análises, garantindo a qualidade do produto; quantidades certas na hora certa; minimização dos desperdícios por excessos ou por mau uso; gestão dos fornecedores e transportadoras; redução dos custos operacionais logísticos, processos mais ágeis e confiáveis; redução da falta de materiais nas unidades.


14319673464250.png
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados. Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina