E
conomia

Caged

Indaial está entre as cidades que mais geram empregos

19 Julho 2018 13:54:50

Índice apontado pelo Ministério do Trabalho leva em conta o saldo entre contratações e desligamentos

Foto: André Giovanella

INDAIAL - De acordo com o Ministério do Trabalho (MT), Indaial é o município catarinense com mais de 30 mil habitantes com o 9º melhor saldo positivo em relação à oportunidades criadas no mercado de trabalho.

Os números são apontados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e medem as estatísticas quando ao emprego formal, levando em conta o saldo entre as contratações e desligamentos. Apesar do índice negativo registrado isoladamente no mês de maio, quando houve mais desligamentos do que contratações, a cidade se destaca positivamente no acumulado de janeiro a maio de 2018, quando Indaial gerou 5.693 novas vagas. Jáos desligamentos atingiram a marca dos 4.486, resultando no saldo positivo de 1.207 postos de trabalho.

De acordo com o chefe de Gabinete, Manoel Boaventura, a administração municipal procura contribuir para que haja um ambiente positivo para as empresas se instalarem e permanecerem na cidade.

Dentre estas ações, destaca as iniciativas que resultam em menos burocracia, atendimento mais rápido, a busca de novas empresas, a nova Sala do Empreendedor e as movimentações na cidade por meio da realização de eventos. "Nos últimos meses temos atuado para que empresas de tecnologias venham, diversificando assim a economia da cidade, e com a implantação do Pedem em parceria com o Sebrae", destaca.Em junho de 2017, a cidade chegou a ter o terceiro melhor saldo positivo de trabalho formal entre municípios.

Sala do empreendedor

Atualmente há cerca de 3,1 mil micro empreendedores individuais cadastrados em Indaial. É para dar suporte a eles que foi criada a Sala do Empreendedor. Na sexta-feira, dia 13, ela ganhou um novo espaço e foi denominada de "Henrique Wanke Sênior" devido à história profissional do grande homem visionário, que fundou em 1918, em Indaial, a empresa Wanke. Na inauguração, diversos membros da família e da empresa estiveram presentes, entre eles Arthur e Eduardo Wanke, respectivamente neto e bisneto do senhor Henrique.

A Sala continua localizada nas dependências do Paço Municipal (Avenida Getúlio Vargas, 126, Centro). Lá serão disponibilizadas informações para abertura de empresas; formalização de microempreendedores individuais; protocolo para inclusão, alteração e baixa de empresas; orientação e auxílio nos processos licitatórios; auxílio na emissão de notas fiscais; cadastro de fornecedores e emissão de alvarás e de guias. Também continuará com o toten de autoatendimento e um fiscal de plantão. A novidade é um espaço próprio para consultorias individuais, treinamentos em grupo e atendimentos com parceiros de instituições financeiras e contabilidades.


Imagens


14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855