01_Assinatura-01_SITE.jpg
E
conomia

Motivos para celebrar o Dia do Trabalhador

Região do Médio Vale apresenta saldo positivo na geração de empregos formais no primeiro trimestre do ano

Amanda Bittencourt

INDAIAL - Na quarta-feira, feriado de 1º de maio, foi celebrado o Dia do Trabalhador, o qual não se baseia somente em uma folga, mas sim é um momento de homenagear a luta daqueles que reivindicaram melhores condições de trabalho e todos os benefícios os quais podemos usufruir hoje. Em alusão à data, a redação do Jornal do Médio Vale buscou trazer dados e informações de como está a geração de empregos no estado de Santa Catarina e também em nossa região.

De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), por meio da Secretaria de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, o estado de Santa Catarina apresentou saldo positivo na abertura de postos de trabalho no primeiro trimestre de 2019, apontando a abertura de 43,3 mil postos de trabalho. Resultado que ficou em segundo lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas de São Paulo, com 74 mil.

Referente ao mês de março, o estado registrou o fechamento de 2.976 postos de trabalho. Este valor é resultado da diminuição entre o número de contratações, sendo 88.364, menos o número de demissões, 91.338. De acordo com o Caged, a retração foi de 0,15% no mês.

O setor industrial catarinense foi o que mais contratou em março, com saldo de 3.253 empregos. Já o setor de agropecuária apresentou baixa, com menos 2.573.

O economista Paulo Zoldan, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), explica que o fi m da temporada de turismo de verão e da colheita agrícola no estado teve grande impacto no mercado de trabalho. Os subsetores que mais demitiram foram, respectivamente, os hotéis e restaurantes, a agropecuária, o comércio varejista e as imobiliárias.

Todas as nove cidades da região do Médio Vale (Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó) apresentaram resultado positivo no trimestre. A cidade de Timbó se destacou com a maior média, com saldo de 913. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, o município teve aumento de 28,9% no saldo geral.

Já Indaial, mesmo com resultado positivo, com 796, apresentou queda de 34,05%, em comparação ao ano anterior, o qual totalizou 1.207 de saldo entre janeiro a março. Mas, em específico no mês de março, o município ganhou destaque estadual. "Indaial, no último relatório do Caged, aparece entre as quatro cidades de Santa Catarina com mais de 30 mil habitantes, onde o emprego formal mais se expandiu em termos absolutos", destaca o coordenador de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, Matusalem Barcelos Machado.

O Médio Vale também segue a tendência estadual, com o maior número de contratações no setor industrial, que somando todos os municípios, resulta no saldo de 2.189 admissões, 31,95% a mais do que foi registrado em 2018, o qual apresentou 1.659 contratações.

A baixa de contratações na região se dá no setor de agropecuária, seguido dos serviços industriais de utilidade pública e comércio.

Sala do empreendedor

A sala do empreendedor de Indaial já foi destaque por diversas vezes em relação ao número de atendimentos realizados. Nossa redação conversou com um dos responsáveis pela sala e também chefe de Divisão Fiscal, Altair Simão, que ressalta que só em 2018 foram realizados 5.921 atendimentos.

Quando a criação de novos Microempreendedores individuais (MEI), houve um aumento significativo nos números. De acordo com os dados fornecidos por Simão, em abril de 2018, foram registrados 2708 MEIs ativos. Já neste ano, 3407 estão em atividade, uma crescente de 25,81%.

Com a alta procura de trabalho e a grande exigência das empresas na hora de contratar, isso acaba sendo um incentivo para que as pessoas busquem novas alternativas de renda.

A Sala de Indaial vem desenvolvendo diversas ações para o incentivo de microempreendedores e Simão que com isso haja um crescimento significativo na abertura de MEIs. "Esperamos cada vez mais aumentar o número de empreendedores formalizados".



14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855