E
conomia

Contribuinte

Parte do Imposto de Renda pode ser destinado para auxiliar crianças e adolescentes

29 Março 2018 09:50:14

Para doar ao FIA é preciso optar pela declaração do tipo completa

Foto: Divulgação

Quem recebeu mais de R$28.559,70 em 2017 tem até 30 de abril deste ano para entregar a declaração do Imposto de Renda (IR). O contribuinte obrigado a declarar o IR pode destinar parte do valor pago para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) de Indaial.

O FIA é um mecanismo captador de recursos financeiros gerenciados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, destinado ao financiamento de ações complementares e inovadoras que evidenciem a garantia dos direitos da criança e do adolescente. Todas as entidades e os projetos destinatários dos recursos são aprovados também pelo CMDCA. 

Como destinar o IR para o FIA 

Para doar ao FIA de Indaial o contribuinte tem que optar pela declaração do tipo completa. Na declaração simplificada não é possível fazer a destinação ao Fundo. 

No caso de Pessoa Física, o percentual pode ser de até 6% do IR devido. Já no caso da Pessoa Jurídica fica em 1%. No sistema de declaração já aparecerá o valor máximo a ser deduzido, mas a pessoa pode doar quanto quiser. O contribuinte Pessoa Física que tenha imposto a restituir receberá uma restituição maior. 

Para fazer a doação, o contribuinte deverá colocar a conta bancária específica do FIA de Indaial na hora de preencher a declaração: CNPJ: 15.808.965/0001-82; Caixa Econômica Federal - agência 0852 e conta corrente 230-7. Depois disso é preciso imprimir a Darf e efetuar o pagamento.  

Para receber o recibo deve-se encaminhar e-mail para conselhos@indaial.sc.gov.br com os seguintes dados: Nome do depositante (Pessoa Física ou Jurídica); CPF ou CNPJ; endereço para correspondência; data e valor.  

Por que doar?

Doar possibilita a qualificação do atendimento à criança e ao adolescente e auxilia no processo de inclusão dos jovens cidadãos que vivem em vulnerabilidade social. O contribuinte estará decidindo que parte do seu imposto deve ficar no Município para o desenvolvimento de programas e projetos. Além disso, a contribuição é um exercício de cidadania.



14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855