01_Assinatura-01_SITE.jpg
E
conomia

Quanto pagamos de imposto na cerveja?

Cervejaria de Pomerode apresenta em nova embalagem valor de tributação

Foto: Divulgação

INDAIAL - Você já parou para analisar quanto paga de imposto nos produtos que comercializa? Com certeza sim! Diante disso, alguns segmentos estão dispostos a mudar esse quadro.

Uma cervejaria de Pomerode, a Schornstein, está produzindo novos rótulos, que passam a ilustrar uma régua informativa sobre o peso da carga tributária que incide em cada uma das garrafas produzidas.

De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, existem cerca de 300 microcervejarias no país. A projeção é de que em 2020, as cervejas especiais representem 20% do mercado nacional. 

Segundo texto publicado pelo deputado Federal, Gilson Marques, em seu site, o mercado se mostra promissor, porém quase 60% do preço final do produto acabam sendo subtraído pelo estado, o que acaba deixando muitas empresas do ramo sem viabilidade para continuarem a produção.

Para se ter uma ideia, cinco tributos são cobrados sobre a cerveja: Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) , Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), todos tabelas por litro/garrafa. Também o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços(ICMS), ICMS-ST, o percentual varia de acordo com cada estado.



14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855