E
ntretenimento

Festa

Uma celebração a Nossa Senhora de Fátima

10 Maio 2018 14:13:12

Fé, gastronomia e diversão estarão unidas durante festa realizada neste fim de semana, dias 12 e 13

Foto: Janaina Possamai

INDAIAL - O fim de semana será de fé e celebração para os fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Indaial. Apesar da programação estar concentrada nos dias 12 e 13 de maio, a preparação religiosa iniciou ainda no domingo, dia 6, com a Campanha das Talhas de Caná.

O pároco, padre Jairson José Kienen, explica que a simbologia relembra o evangelho de São João sobre as Bodas de Caná, quando Maria intercede junto ao filho, Jesus, para que ele transforme água em vinho. "Em cada uma das noites rezamos por uma necessidade diferente e fazemos pedidos. Estes são colocados dentro das talhas, cobertos com água e nós pedimos a Nossa Senhora que interceda junto ao filho por eles". Na quinta e sexta-feira, dias 10 e 11, acontecem ainda celebrações da Campanha das Talhas, com início às 18h30min, com a oração do terço.Após as celebrações haverá pastelada.

Já na sexta-feira e sábado haverá também venda de cucas e pães, com início às 8h, tanto na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, quanto na Paroquia Santa Inês e Lojas Emerize.

Ainda no sábado, às 11h, inicia a venda de churrasco. Às 18h haverá a coroação de Nossa Senhora, tradicional celebração católica do mês de maio. A missa será presidida pelo bispo diocesano, Dom Rafael Biernaski. Crianças que cursam a catequese serão as responsáveis por coroar a imagem.

No domingo, dia 13, a missa em ação de graças ocorre às 10h e após, seguem os festejos. No dia 13 de maio é comemorada a data da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima na cidade portuguesa de mesmo nome, segundo relatos de três crianças, os pastorinhos - os irmãos Francisco e Jacinta Marto e a prima deles, Lúcia dos Santos - disseram ter visto seis vezes Nossa Senhora: no dia 13 de cada mês, de maio até outubro.

Novo Salão

A festa está sendo organizada por uma comissão, coordenada por Altair Brassiani, o Pelé. Neste ano, as festividades serão realizadas sob a cobertura erguida para a construção do novo salão da paróquia. As obras começaram em fevereiro e os recursos são oriundos da festa realizada em 2017. Assim também, os lucros conquistados na festa deste ano serão investidos na continuidade dos trabalhos. Conforme explica padre Jairson, a pretensão é de que a construção abrigue no futuro não apenas um espaço para festas, mas também três salas de catequese e um auditório. Ainda conforme o pároco, este é o segundo ano após a retomada da festa e a comunidade abraçou a celebração fazendo com que as expectativas fossem superadas.

Programação 

Dia 12, a partir das 11h - Almoço com churrasco, parque infantil e venda de cucas; às 18h - Missa com a Coroação de Nossa Senhora presidida pelo Bispo Dom Rafael Biernaski. Após a missa, início dos festejos.

Dia 13, às 10h - Missa em "Ação de Graças" com os Festeiros. Após a celebração haverá completo serviço de bar e cozinha e apresentações musicais com o Grupo de Viola Caipira, Thamiris Dalabeneta e Lucas Franz Heiderscheidt.



Imagens


14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855