E
special

Lembranças

A história em imagens

21 Março 2018 13:23:00

Passagens foram registradas por lentes fotográficas ao longo do século vinte

Foto: ARQUIVO HISTÓRICO THEOBALDO COSTA JAMUNDÁ
Foto da Ponte dos Arcos Emílio Baumgart ainda em construção, do ano de 1926. Esta ponte trouxe grande desenvolvimento para Indaial, que na ocasião ainda fazia parte de Blumenau. Antes o transporte de pessoas e mercadorias era feito através de uma balsa que atravessava o rio Itajaí-Açu e também auxiliava na travessia do rio Benedito. Foi construída com a técnica do concreto armado, uma das primeiras desse tipo na região e no estado de Santa Catarina. As pontes anteriores em Indaial eram construídas com madeira.

INDAIAL - Através do olhar atento do coordenador do Arquivo Histórico de Indaial, Luiz Cláudio Altenburg, o Jornal O Indaialense apresenta uma parte da história da cidade contada por cinco imagens registradas por lentes fotográficas ao longo dos séculos dezenove e vinte. 


ARQUIVO HISTÓRICO THEOBALDO COSTA JAMUNDÁ/

Esta imagem é do ano de 1926 e mostra as Igrejas Católica e Luterana do Centro de Indaial. A Igreja Católica ainda se localizava no morro à esquerda, onde hoje se encontra uma gruta, defronte à Unidade de Saúde da Rua São Francisco, e esta Igreja tinha apenas uma torre. A Igreja Luterana no centro também tinha apenas uma torre. Esta está localizada no mesmo local da atual edificação. Os pontos brancos ao lado da Igreja Católica são os túmulos do cemitério católico que na década de 1930 foi transferido para o cemitério municipal de Indaial no bairro das Nações. Em primeiro plano na imagem aparece um terreno bastante ondulado. Essas ondulações foram aterradas e hoje existem várias casas e prédios.


ARQUIVO HISTÓRICO THEOBALDO COSTA JAMUNDÁ/

Esta foto é da década de 1930. Mostra ao lado direito a Igreja Luterana no centro de Indaial. E no lado esquerdo aparece o bairro Carijós, e a torre da Igreja Evangélica Luterana no Brasil - Congregação São Paulo. Nota-se as grandes áreas verdes que existiam na região central da cidade e também no bairro Carijós.


ARQUIVO HISTÓRICO THEOBALDO COSTA JAMUNDÁ/

Esta imagem é de um mapa de 1872, mostrando os lotes da Colônia Blumenau. A região de Indaial fazia parte desses lotes. Esta divisão foi feita pelo Dr. Hermann Blumenau, com o objetivo de separar terras para os imigrantes alemães. Nesta imagem é possível ver a atual região do centro de Indaial, embaixo. Na parte superior direita, aparece a região que é hoje o bairro Carijós. E no lado esquerdo aparece o atual bairro das Nações. Entre esses lotes divididos pelo Dr. Blumenau, haviam lotes destinados para cemitério, para igreja e para uma escola.


ARQUIVO HISTÓRICO THEOBALDO COSTA JAMUNDÁ/

Foto de fevereiro de 1925, mostrando diversos alunos e membros da comunidade do Caminho das Areias (Estrada das Areias), por ocasião do jubileu de 25 anos de trabalho do professor Jacó Tarnowski. Este professor ajudou a educar muitos filhos de poloneses e descendentes de poloneses naquela região. Há também vários religiosos presentes na imagem, representando a comunidade católica.



14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855