01_Assinatura-01_SITE.jpg
E
special

Construindo uma sociedade mais virtuosa

Há 60 anos, o 17º Grupo Escoteiro Duque de Caxias vem alcançando jovens e os preparando para serem cidadãos

Foto: Grupo Escoteiro Duque de Caxias

INDAIAL - O ano de 2019 está sendo muito especial para o Grupo Escoteiro Duque de Caxias. Isso porque o grupo está comemorando 60 anos de história no município de Indaial, e vem trabalhando dentro dos princípios do movimento escotista na construção de uma sociedade mais virtuosa, alcançando jovens e os preparando para serem cidadãos úteis e plenos de suas potencialidades na vida adulta.

"Adultos guiados por valores dignos, que respeitam o próximo e as diferenças, que reconhecem seus deveres mais que também lutam por seus direitos, autênticos na forma de agir, leais e dignos de confiança", acrescenta o diretor de Métodos Educativos do Grupo Escoteiro Duque de Caxias, Willian Adelmo Buzzi.

 Fundado em 23 de abril de 1959, por Ruy Olympio de Oliveira, que atuava junto à Promotoria de Justiça do município, não escolheu essa data por acaso, pois neste dia é celebrado o Dia Mundial do Escoteiro. Desde então o 17º Grupo Escoteiro Duque de Caxias vem se destacando e participando de eventos de cunho comunitário e social, além de envolver-se em atividades escoteiras em nível estadual, nacional e mundial.

Atualmente, o grupo conta com 170 membros entre jovens e adultos voluntários no município. E para coroar este grandioso aniversário, o grupo vem realizando diversas ações e eventos comemorativos. De acordo com Buzzi, muitas das atividades tiveram destaque ainda no mês de abril. "Foi realizado um acampamento com todos os membros do grupo na Igreja Católica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no Warnow Alto. A igreja escolhida tem uma grande importância na história do município de Indaial, existente há 116 anos é obra tombada pelo patrimônio histórico".

Na ocasião, os membros participaram de uma cerimônia religiosa junto com a comunidade local e ao término foi realizada a promessa escoteira para integração de novos membros.

A Fundação Indaialense de Cultura (FIC) promoveu a exposição "Grupo Escoteiro Duque de Caxias de Indaial: 60 anos de história", onde durante todo o mês de abril os indaialenses puderam contemplar através de fotografias e itens diversos um pouco da história do escotismo no município.

Na noite do dia 23, data oficial da fundação e Dia Mundial do Escoteiro, conforme destaca Buzzi, foi realizada uma "lamparada" no Ginásio Municipal de Esportes Sérgio Luiz Petters. A atividade inicialmente iria acontecer em forma de Fogo de Conselho, ao lado da Prefeitura, em razão do mau tempo, o local do evento foi alterado. "Esta cerimônia tem um significado muito importante para os escoteiros de todo o mundo que é sempre realizada na última noite de um acampamento escoteiro", frisa Buzzi.

O ponto alto das comemorações foi a seção solene e baile dançante ocorrido no dia 27 de abril na Sociedade Recreativa Indaial. Mais de 300 pessoas se fizeram presentes no evento, incluindo autoridades municipais e do movimento escoteiro de Santa Catarina. A solenidade foi marcada pela entrega de condecorações a pessoas, entidades e empresas que tiveram importância e relevância na construção da história do grupo escoteiro.

"Essas ações obtiveram um resultado muito positivo no grupo escoteiro, pois recebemos da Câmara Municipal de Indaial uma moção de aplauso pela importância nestes 60 anos. Além disso, foi sancionado o Projeto de Lei n° 5.644/2019, que propõe a Semana Municipal do Escoteiro em Indaial, de autoria da vereadora Caroline Laís Bertoldi", complementa Buzzi.

Calendário

O grupo escoteiro tem ainda em seu calendário outros eventos e ações devido ao ano comemorativo. No dia 1º de junho, será realizada uma gincana com a participação de todos os membros do grupo. "O exercício será uma grande caça ao tesouro que vai envolver outras entidades, instituições e comércio da cidade", salienta o diretor de Métodos Educativos.

 Logo no dia 14 de junho, o Grupo Escoteiro Duque de Caxias de Indaial será condecorado no Prêmio Empresário do Ano, o qual é promovido pela Associação Empresarial de Indaial (Acidi), juntamente com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial na categoria "Destaque Serviços Comunitários".

Entre os dias 31 de agosto e 1ª de setembro, o 28º Escoteiros Local Em Operação (ELO) acontecerá no Parque Municipal Jorge Hardt e contará com a participação de quase 500 jovens de todos os grupos escoteiros das cidades vizinhas. A ação é organizada pelo Distrito Vale divisão que corresponde aos grupos escoteiros de Blumenau, Indaial, Timbó e Pomerode.


Movimento escoteiro

Com mais de 40 milhões de membros, o escotismo é o maior movimento de juventude do mundo, só no Brasil são mais de 100 mil. Fundamentado em uma proposta educativa própria, o Movimento Escoteiro alcança seu propósito por meio da aplicação do Método Escoteiro e do Projeto Educativo, estimulando as capacidades e interesses de cada jovem. É assim que o escotismo garante jovens motivados, comprometidos e, mais do que isso, em constante desenvolvimento.


Foto: Grupo Escoteiro Duque de Caxias/


14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855