E
special

Cozinheira de mão cheia

19 Dezembro 2018 00:00:00

Amor pela culinária, isso é o que Iracilda Landmann carrega em seu coração

Amanda Bittencourt

INDAIAL - "Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores e texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial". A cozinha também pode ser considerada um local de criação de obras de arte, e disso a cozinheira Iracilda Maria Landmann entende muito bem. Iracilda, funcionária pública aposentada, fez da culinária sua profissão há mais de 14 anos, quando iniciou a venda de doces e salgados por encomendas.

"Quando me aposentei, eu não iria ficar em casa de braços cruzados, pois não é porque estamos aposentados que a vida acabou ou que não temos mais objetivos, muito pelo contrário, é nesse momento que nascem novos ideais, sonhos. A cozinha foi para mim uma realização pessoal", conta Iracilda.

Iracilda tem sua confeitaria artística e uma cafeteria, na cidade de Indaial e é de fato uma cozinheira de mão cheia e não há o que ela não saiba fazer, desde doces, salgados e buffets para todos os tipos de evento. Mas para ela, algo é fundamental para cozinhar qualquer prato. "Na cozinha, primeiramente você precisa amar aquilo que faz. Quando a pessoa cozinha por cozinhar, a comida acaba não tendo sabor. Agora quando se ama a profissão que se tem, o sabor, o aroma acaba sendo outro", completa a cozinheira.

Perguntamos a dona Iracilda algumas dicas agora para ceia de Natal, o que é essencial e não pode faltar na mesa e ela prontamente nos responde com um belíssimo exemplo de que o simples também pode ser saboroso. "Quanto a uma ceia, não precisa ser feito nenhum prato sofisticado. O importante é fazer bem feito e com carinho. Na hora da montagem, uma decoração bonita e que chame a atenção, torna o prato fino", enfatiza.

Além disso, ela diz que um peru bem assado, uma farofa, um arroz à grega e uma simples rabanada podem ser o suficiente para um banquete. "E a sobremesa, pode ser a mais simples, mas faça algo diferente nela, isso já vai dar outro sabor", completa.

Para 2019, dona Iracilda já tem muitos planos, inclusive de abrir uma nova cafeteira em Indaial, que terá um espaço bacana para seus clientes e apresentará algumas novidades. Além disso, ela diz que espera muitas coisas boas para o próximo ano. "O ano de 2018 foi um ano maravilhoso para mim e que 2019 seja um ano repleto de saúde para todos nós, que é isso que precisamos em primeiro lugar. Com saúde, a gente corre atrás de um novo emprego, novos sonhos, novos objetivos. Tenho muita esperança para o próximo ano", finaliza Iracilda, desejando boas festa a todos os nossos leitores.

Dona Iracilda ainda passa um receitinha super fácil de farofa crocante. Confira: 


Receita Farofa Crocante 

Ingredientes

2 colheres de manteiga

 2 colheres de margarina 80% lipídios

1/4 de xícara de óleos

6 fatias de pão pluma


Modo de Preparo

Pique o pão em quadradinhos. Depois, torre o pão na gordura até ficar crocante. Em seguida, acrescente a farinha de mandioca, até dourar. Prontinho! Agora é só adicionar os acompanhamentos que quiser e servir. 




Imagens



14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855