01_Assinatura-01_SITE.jpg
E
special

Escolas de Indaial recebem projeto 'O Vento'

Apresentações aconteceram nesta semana na Germano Brandes Junior e na Raulino Horn

CLARICE GRAUPE DARONCO
Foto: Anderson Kuehne

INDAIAL - O projeto "O Vento Nas Escolas" realizou nesta semana duas importantes apresentações no município de Indaial. Na oportunidade os alunos e professores das escolas de Educação Básica Prefeito Germano Brandes Júnior e Raulino Horn foram contemplados com as apresentações.

Segundo informações do coordenador do "O Vento nas Escolas", Bill Jonnathan, o intuito da apresentação é a de promover a reconciliação. "Reconciliação entre pais e filhos e filhos e pais. Entretanto o maior desafio é chegarmos nessas crianças e adolescentes. Estamos passando por uma fase delicada e real em nossa sociedade, prova disto foi o ataque na escola da cidade de Suzano em São Paulo. Não todas, mas algumas dessas crianças estão passando por crises existenciais e entrando na fase adulta com problemas, onde tudo parece não ter mais solução. Temos uma oportunidade, e ela é passageira e é urgente! Quem assiste o teatro pode aprender sobre alguns desses problemas".

Bill explica que 'O Vento Nas Escolas' tem ênfase na família, resgata os valores familiares. Ainda segundo ele, a apresentação envolve teatro, música e palestra. ¨É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã...¨ Esta citação da música "Pais e Filhos", de Renato Russo, faz parte da apresentação do "O Vento nas Escolas".

O projeto que já tem uma história junto à comunidade regional e estadual, apresenta a história de vida da família de Bill, que se uniu para ajudar crianças e adolescentes a fugirem das drogas de uma forma bem diferente: com teatro e muito rock and roll.

Bill explica que o projeto tem como objetivo trabalhar a conscientização sobre a violência doméstica e a prevenção do uso de entorpecentes com estudantes do Ensino Fundamental: Anos Finais e Ensino Médio. Durante a ação junto aos educandários, é realizada uma interação que contagia a platéia com músicas e testemunhos sobre assuntos como: suicídio, abuso sexual, drogadição, entre outras situações que abalam a vida das crianças e adolescentes neste período.

O coordenador do projeto afirma que muitos alunos que participam são surpreendidos com os conteúdos abordados, principalmente por que: "é uma história verdadeira, que aconteceu comigo e minha família, por essa razão após a nossa apresentação muitos são os alunos, pais e professores que tomados pela emoção e contagiados pela nossa humildade, nos abordam e relatam seus sofrimentos e angústias. Temos nosso coração aberto para ouvir, compreender e aconselhar aqueles que buscam pela nossa ajuda".

As apresentações, que são coordenadas pelo Bill e pela Barbara Guerra, abordam temas de muita importância para os jovens. "Lembrando que estamos circulando com esse espetáculo pelo décimo ano e o mais legal nessa trajetória é ver os frutos positivos. Temos testemunhos de muitas crianças que se fechavam em seus problemas e conseguiram superar através de exemplos abordados", destaca Bill ao comentar que sua equipe é formada por um diretor executivo, um psicólogo, uma escuta qualifi cada, cinco atores, quatro músicos, um técnico de áudio e um técnico de luz. "Resumindo, estamos aptos para exercer tal função de ajuda humanitária às comunidades, nosso país e a todas as vidas que necessitam da nossa ajuda. Após passar por Indaial nesta semana, nos dias 29 e 30 de abril, o projeto sobe a serra para atender toda a rede pública de ensino do município de São João Batista".


Saiba mais

O Vento nas Escolas surgiu a partir da morte violenta de um amigo de um dos responsáveis pelo projeto, Bill Jonathan. O amigo foi assassinado por um traficante que se apaixonou por sua namorada. Na época, o jovem procurou a direção da escola para tratar do assunto, onde se observou a necessidade de se falar abertamente sobre drogas com os estudantes. A temática da violência foi naturalmente incluída nesta discussão, com o objetivo de mostrar que o uso de entorpecentes está intimamente ligado com o tema. O projeto visa principalmente criar espaços de entendimento, sensibilização, discussão e acolhimento, por meio de teatro e músicas.


Em Timbó

Bill adianta que no mês de maio o projeto volta à cidade de Timbó, a convite do prefeito Jorge Krüger, para atender as escolas municipais e algumas estaduais. "As apresentações fazem parte das festividades dos 150 anos do município de Timbó". Mais informações sobre o projeto com o coordenador, Bill Jonnathan, através do e-mail: oventonasescolas@gmail.com.


Imagens


14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855