01_Assinatura-01_SITE.jpg
E
special

História contata através da cerveja

Tio e sobrinho homenageiam antepassados usando seus nomes como estilos de cervejas

Foto: Arquivo pessoal

INDAIAL - A região do Médio Vale, culturalmente alemã, é conhecida também pela produção de cervejas artesanais. Por aqui é comum encontrar uma infinidade de microcervejarias que usam da criatividade para se destacar em meio a tantas opções e marcas conhecidas nacionalmente.

A arte da produção cervejeira para muitos, também pode ser considerada um hobby, como para Cassiano Moser, que começou seu negócio há uns três anos comprando algumas panelas e entre amigos começou a fazer a bebida para consumo próprio, sem nenhuma pretensão de externar a produção. "No ano passado sim, melhoramos a forma de fazer cerveja e começamos a realizar testes para uma possível mudança de patamar.A cada teste, o desejo por transformar o hobby em um negócio começou a aumentar", conta o empreendedor.

A pretensão de Moser, pós-graduado em Gestão de Negócios e Marketing, de transformar a "brincadeira" em realidade começou a se concretizar. Hoje, ele é o sócio fundador da Moser Brauhaus junto com seu tio, Cleiton Moser, que atualmente está fazendo o curso de mestre cervejeiro na Escola Superior de Cerveja e Malte e é o responsável pela produção.

Até então, este parece ser um empreendimento que começou a ser desenhado por uma família. Mas já que tocamos no assunto família, esse é um dos principais norteadores dos dois jovens que estão buscando contar a história dos seus antepassados através da cerveja.

Isso é possível? É sim! Pois o nome dos três estilos da bebida já fabricados pela dupla possui rótulos e nomes que fazem alusão à família, sendo eles: "Maria German Pilsner, Joaquim Ipa com manjericão e Vovô Augusto Vienna. "Maria e Joaquim eram os pais de Augusto, que por sua vez é avô do Cleiton e meu bisavô", destaca Cassiano.


        


A dupla realizou, antes de tudo, um levantamento para buscar a cidadania européia. Apesar de o sobrenome Moser ser austríaco e Joaquim ter vindo de uma localidade da Áustria, hoje sua cidade de nascimento pertence à Itália.

Em razão disso, a família Moser conseguiu a cidadania italiana. "Por conta disto, tínhamos todos os dados e ficamos por dentro de toda a história da família, que chegou aqui em 1875", ressalta Cassiano.

Cassiano explica também que a família é toda de Indaial. "Desde que nosso primeiro antepassado veio da Europa para cá, o Joaquim, que estampa nossa marca e dá nome à nossa Ipa, até hoje vivemos aqui".

Quanto ao nome da cervejaria, nem precisamos dizer que a Moser Brauhaus faz alusão ao próprio sobrenome da família. "Quando pensamos no nome da cervejaria, logo veio o nosso sobrenome, visto que meu sócio, Cleiton, meu tio, também tem o mesmo sobrenome. A partir daí, tudo foi fluindo e cada vez fazia mais sentido criar a marca contando uma história". 


Produção

Atualmente a produção da bebida está sendo terceirizada, como Cassiano mesmo diz - "Somos uma cervejaria cigana (termo usado no meio cervejeiro)". Ele ainda completa dizendo que apesar disso "um planejamento já foi montado e já está sendo estruturado para que possamos fazer nossa própria produção".

Além dos três estilos já lançados, a ideia é de que até o fim desse ano, mais dois sejam lançados. Quanto ao "sabor", Cassiano diz que ainda estão estudando quais irão compor o catálogo de bebidas, mas que provavelmente serão estilos característicos para o Verão.


Pretensões 

A ideia dos sócios é produzir uma cerveja regional, com foco na cidade de Indaial. "A Moser Brauhaus surgiu não somente com o intuito de ser mais uma empresa na cidade de Indaial, almejamos muito mais que isso. Queremos trazer lazer e entretenimento para a cidade e temos já alguns projetos na cabeça para viabilizar isto. Uma cervejaria genuinamente indaialense, com uma história para contar e novas histórias para escrever", descreve Cassiano.

A marca ainda não está comercializando suas bebidas, mas Cassiano adiante que logo logo novidades vão surgir.





Imagens


14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855