E
special

Especial

O primeiro milhão antes dos 20 anos

24 Maio 2018 14:19:00

A jovem Morgana Santana, moradora de Indaial, aposta no Youtube e alcança reconhecimento nacional

Foto: Arquivo pessoal

INDAIAL - Prestes a completar 20 anos de idade, Morgana Santana, moradora de Indaial, chegou nesta quarta-feira, dia 23, à impressionante marca de um milhão de seguidores em seu canal na plataforma de vídeos YouTube.

O crescimento estrondoso no número de assinantes ocorreu nos últimos nove meses, com média de 70 mil novos inscritos por mês, o segredo? Muito trabalho! Isso mesmo, Morgana optou por se dedicar inteiramente à produção de vídeos para a plataforma. Atualmente, a jovem posta um novo material todos os dias, menos aos domingos. Mas até mesmo nos fins de semana o trabalho não para. "Durante a semana me dedico exclusivamente ao YouTube, já nos fins de semanas procuro por lugares onde possamos fazer fotos para postar no Instagram". Nesta última rede social, Morgana possui mais de 300 mil seguidores.

Todo este sucesso despertou a atenção de marcas de renome nacional, como a Sephora e a Asus, gerando oportunidades de trabalho. "Quando você quebra essa barreira de um milhão se torna mais visível para marcas nacionais. Isso era um sonho para mim e, graças a Deus, estou conseguindo realizar".

Profissionalização 

Morgana produz e edita sozinha os vídeos, contando apenas com a ajuda do namorado, William Metzner. No entanto, com a carga de trabalho aumentando consideravelmente, ela estuda montar uma equipe. "Há dias em que consigo responder meus e-mails apenas no fim da tarde, muitos deles se transformam em trabalho. Então logo precisarei de ajuda para gerenciar tudo isso".

O planejamento, aliás, foi o grande trunfo de Morgana para que ela alcançasse tamanho crescimento. "Em agosto do ano passado comecei a estudar a plataforma de YouTube através dos gráficos. Foi na base da tentativa e erro até conseguir entender todos eles. Qual vídeo mais engajou, qual era o assunto, em qual momento as pessoas pararam de assisti? Porquê? Uma série de dados que me ajudaram a aumentar o número de inscritos do canal".

A jovem conta não achar possível viver apenas do YouTube, algo que se provou possível. Porém, ela almeja seguir também por novas áreas. "É algo instável, não sabemos como será daqui a cinco, dez anos, então é necessário planejar. Para o próximo ano estou vislumbrando a abertura de uma loja, em Indaial. Ainda há muitos detalhes a definir, mas quero cada vez mais procurar atividades que se conectem ao meu trabalho como yoputuber, mas que estejam fora da internet".

Em dezembro, Morgana trancou a matrícula da faculdade de Arquitetura e Urbanismo e mudou-se definitivamente para Indaial. "Isso me ajudou muito, consigo me dedicar de corpo e alma ao que eu gosto de fazer. Penso que se tivesse continuado na faculdade, não sentiria essa realização pessoal e poderia me arrepender muito no futuro".

Tamanha dedicação e sucesso despertou o interesse da própria plataforma e Morgana foi selecionada para um programa de gerenciamento do YouTube.

Reconhecimento nacional 

Além das marcas que a procuraram e as que estão em contato com jovem para realizar companhas publicitárias, Morgana possui seguidores em todos os estados do Brasil, sobretudo em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Paraná. Atualmente, o público alvo dela é formado por mulheres, com diversos vídeos voltados para truques e dicas de maquiagem. Mas há também outro público que ela quer atingir, que é o de jovens (homens e mulheres). "Para isso estou produzindo também vídeos de entretenimento, que tem dado bastante resultado".

Atualmente, o vídeo mais acessado de Morgana tem 2,5 milhões de visualizações. Muitos outros possuem mais de um milhão e os acesso vem aumentando. Já além de seguidores, ela consegue um alto índice de engajamento.

Se o fato de ser reconhecida na rua pelos fãs a incomoda? "Não. Eu adoro. Procuro conversar sempre que alguém chega até mim, além disso, tento responder ou ao menos curtir os comentários nos meus vídeos e fotos". Uma tarefa nada simples, já que são mais de mil deles em cada um dos vídeos do YouTube e outros 300 em cada foto postada no Instagram. "Não posso perder minha essência, sempre deu um feedback para quem me acompanha e, mesmo que esse número tenha aumentado, é assim que vou continuar".



Imagens


14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855