E
special

Emoção

Para falar ao coração

29 Março 2018 10:39:43

Grupo de Jovens encena Via Sacra durante as celebrações da Sexta-Feira Santa

Janaina Possamai
Foto: Pe. Paulo Marconcini

INDAIAL - A Via Sacra encenada pelo Grupo de Jovens de Ascurra já se tornou uma tradição, que neste ano chegará ao sétimo ano. A Páscoa é uma data repleta de reflexões para os religiosos e, sem dúvida, a Sexta-Feira da Paixão é o dia de maior contemplação e fé. Pelas mãos de cerca de 60 pessoas, fala aos corações de centenas de pessoas de maneira diferente.

Além do elenco, a organização conta com outros jovens que já participaram do grupo e alguns adultos. "Como o teatro é uma atividade que agrada aos jovens e a Paixão de Cristo é um tema propício para trabalhar, foi uma ideia abraçada pelo grupo, que nasceu em 2011. Com o apoio do padre Alirio, a primeira encenação foi realizada em 2012", explica uma das organizadoras, Márcia Kuhnen. O início foi de forma tímida, já que a encenação não era comum em Ascurra. "Os anos foram passando, os jovens pegando gosto pela encenação e a população passou a aguardar por ela", complementa.

Em 2017, com a apoio do atual pároco de Ascurra, padre Arnaldo Allien, na divulgação, o público presente foi de aproximadamente 900 pessoas. Surpreendendo até mesmo os organizadores. A encenação é realizada na Sexta-Feira Santa, à noite, a céu aberto, geralmente iniciando em frente ao Colégio Salesiano São Paulo e seguindo em procissão até as escadarias da Igreja Matriz Santo Ambrósio. A comunidade participa com velas acesas, orações e cantos.

Fiéis à história, neste ano serão inclusas na encenação algumas passagens da vida de Jesus antes da crucificação, um exemplo delas é a chegada a Jerusalém. "E é melhor deixar a surpresa para o dia", instiga Márcia.

Jesus

O papel principal já foi interpretado por diversos jovens e, neste ano, caberá pela segunda vez a Leonardo Chiarelli, de 18 anos. "Me sinto honrado em poder representar esse personagem, como já tive esta experiência em 2017, posso dizer que é extremamente gratificante poder ver a emoção no rosto de cada um que está assistindo e, ao final, ver que o esforço por parte de todo o grupo valeu muito a pena", revela Leonardo.

Para ele, a principal mensagem a ser repassada ao público é dita por Jesus ao longo da peça. "Devemos amar uns aos outros, assim como ele nos amou. Nunca praticar o mau para com os outros, fazer o bem e sermos pessoas honestas e de bom coração".

Organização

A mesma mensagem é considerada a mais importante por Márcia. "A reflexão do quanto Jesus nos amou, tanto que deu sua vida por nós. Que seguir seus ensinamentos tornaria o mundo mais justo e com a tão desejada paz, bastaria amar uns aos outros como amamos a nós mesmos", reforça.

Ao encerrar, ela aproveita para agradecer aos que se doaram ao longo dos anos para que esta encenação pudesse encantar e fazer refletir. "Temos pessoas que sempre estiveram ao nosso lado, como Charles e Juraci Chiarelli, Lilian Barni, Rodrigo Gomes Ferreira, Juarez Polli, Claudinei Hebert, Iliani Chiarelli, nosso fotografo oficial padre Paulo Marconcini. Também nosso Pároco, padre Arnaldo, e ao Colégio São Paulo, sempre parceiro, disponibilizando espaço e materiais para a encenação".

Agende-se

A encenação da Via Sacra será realizada na sexta-feira, dia 30, às 19h30min, em frente ao Colégio São Paulo, em Ascurra. Além de retratar os últimos passos de Jesus, até sua ressureição, o teatro fará alusão ao tema da Campanha da Fraternidade - Fraternidade e superação da violência!


Imagens

14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855