P
ainel

Rápidas

Painel

14 Dezembro 2017 10:17:00

Indaial na História
Foto: Acervo do Arquivo Histórico Theobaldo Costa Jamundá

Indaial na História

Foto mostra uma mulher trabalhadora rural em Indaial. Era comum as famílias trabalharem em conjunto na roça: o pai, a mãe e os filhos, à medida que cresciam e ficavam hábeis para auxiliar.

Crédito: Acervo do Arquivo Histórico Theobaldo Costa Jamundá 


Curti

Os profissionais da Estratégia de Saúde da Família Márcia Maria Andreatta, no bairro dos Estados, vêm desenvolvendo diversos projetos sociais com a comunidade, como o Bombeiros da Melhor Idade, De Geração para Geração e agora o Meninas Artesãs, no qual meninas de 8 a 12 anos participam de aulas gratuitas de artesanato.

Não Curti

A baixa adesão da comunidade à ação no Dia Mundial de Combate à Aids. A Vigilância Epidemiológica de Indaial ofereceu teste de HIV, sífilis e hepatites B e C, no laboratório municipal, mas somente cerca de 50 pessoas compareceram. Indaial possui 420 pacientes notificados com Aids.


Vereador José Klock traz verba para Indaial 

O vereador José Klock (PSD) participou de um congresso dos vereadores em Florianópolis, no dia 7 de dezembro. Klock aproveitou para passar nos gabinetes de deputados buscando recursos para Indaial. O deputado Ismael dos Santos (PSD) liberou R$ 200 mil para aquisição do programa de musicalização que será implantado nas escolas. O prefeito André Moser (PSDB) já estava na busca desse recurso, o vereador pode assim intervir junto ao deputado e concretizar a vinda desse valor para o município. "Acho importante que os vereadores tenham essa ligação com os deputados na busca de recursos, eu pessoalmente tenho uma grande admiração pelas bandeiras que o deputado Ismael defende, em defesa da família, combate ao uso de drogas, bandeiras essas que eu tenho defendido muito e estarei sempre em busca de melhorias para nossa cidade", destaca Klock.

Governador Colombo deixa governo no fim de janeiro

O governador Raimundo Colombo (PSD) vai renunciar no final de janeiro para concorrer ao Senado. A transição para o vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) vai começar logo após a virada do ano. O anúncio foi feito durante almoço oferecido aos jornalistas de todo o Estado nesta quarta-feira, na Casa da Agronômica. O governador deixa o cargo antes do prazo de desincompatibilização, em abril. Ao assumir o cargo, Pinho Moreira pode ser candidato ao governo do Estado, mas fica inelegível para qualquer outra disputa. Pinho Moreira adiantou, informalmente, que haverá mudanças no secretariado a partir de janeiro. Novos nomes devem ser anunciados no começo do mês.

Rotary Nações na erradicação da pólio

O Rotary Club de Indaial Nações promove neste mês uma ação para arrecadar recursos que serão doados à campanha de combate à pólio no mundo. Cinquenta cofrinhos estão espalhados pelo comércio indaialense à espera de doações de qualquer valor. A iniciativa tem base no Rotary International, que adotou esta uma das suas áreas de enfoque, já que cerca de 400 milhões de pessoas no mundo não conseguem pagar por assistência médica ou ter acesso a tais cuidados. No momento, a erradicação da paralisia infantil do planeta é a prioridade global da entidade, sendo que em mais de 30 anos de trabalho já foram reduzidos em 99,98% os casos existentes. Em 2017 foram apenas 16 casos, dos quais dez no Afeganistão e seis no Paquistão.

Estudantes são destaque na Olimpíada de Matemática

O prefeito André Moser (PSDB) recebeu no Gabinete, no dia 8 de dezembro, os estudantes de Indaial que se destacaram na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Vinte e dois alunos, representantes de escolas municipais e estaduais, receberam menções honrosas. Além disso, conquistaram medalhas de bronze os estudantes Lucas Gabriel Stevert, da EBM Mulde Baixa, Gabriel Anacleto Baumgartner, da EBM Professora Maria da Graça dos Santos Salai, e Kaue Reblin, da EEB Prefeito Germano Brandes Junior.

Gered realiza chamada de concurso

 A Gerência Regional de Educação (Gered) da 34ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó realiza nesta semana, nos dias 13,14 e 15 de dezembro, a chamada do concurso de ingresso ao magistério, no auditório da ADR, na rua Portugal, número 99, bairro Imigrantes, em Timbó. O cronograma de escolha de vagas está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação - www.sed.sc.gov.br.


14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855