01_Assinatura-01_SITE.jpg
P
ainel

Plano Municipal de Turismo

O trabalho tem por objetivo nortear as ações de curto, médio e longo prazos para fomentar o desenvolvimento da atividade turística de forma sustentável

Foto: PMI

INDAIAL - O Plano Municipal de Turismo começou a dar seus primeiros passos em Indaial, isso porque a primeira reunião referente à sua implantação foi realizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Evento e Turismo de Indaial juntamente com a Sala do Empreendedor, na última semana.

Este trabalho faz parte do Programa Cidade Empreendedora 2, em parceria com o Sebrae, e tem por principal objetivo nortear as ações de curto, médio e longo prazos para fomentar o desenvolvimento da atividade turística de forma sustentável, respeitando as potencialidades de Indaial.

Na ocasião, o setor de Turismo conheceu o consultor responsável por conduzir o Plano em Indaial.

Carlos Cappelini é bacharel e mestre em Turismo e Hotelaria, empresário e consultor em turismo com ampla atuação nas áreas de planejamento estratégico, planejamento de destinos turísticos, implementação de rotas turísticas e implementação de governanças setoriais.

Na reunião, foi apresentado para a equipe todas as etapas do Plano de Turismo e como será feita a condução dos trabalhos, além da realização dos seminários que contarão com a participação de técnicos da área, empresários, associações, entidades e comunidade interessada.

As primeiras etapas, que consistem na análise da infraestrutura básica, dos serviços gerais encontrados na área turística e do mercado turístico (demanda e oferta), já estão sendo iniciadas pela equipe que conduzirá os trabalhos. O Plano Municipal de Turismo tem prazo de conclusão para o primeiro semestre de 2020.


Mapa de Turismo Brasileiro

Indaial, assim como diversos municípios da Região Turística do Vale Europeu, foi certificada pelo Ministério do Turismo como uma das cidades integrantes do Mapa de Turismo Brasileiro 2019-2021.

Para compor o Mapa, os municípios precisavam comprovar a existência de órgão ou entidade responsável pela pasta de Turismo, dotação orçamentária destinada ao setor e Conselho Municipal de Turismo ativo; possuir prestador(es) de serviços turísticos de atividades obrigatórias registrados no Cadastur; e apresentar Termo de Compromisso aderindo de forma espontânea e formal ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística.

Além disso, o município de Indaial também recebeu certificado do Ministério reconhecendo o Conselho Municipal de Turismo como ativo e dentro da legalidade.



14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855