N
otícias

Deputados estaduais são empossados na Alesc

CLARICE GRAUPE DARONCO
Foto: Murici Balbinot

TIMBÓ - Um momento histórico para a política timboense que após 40 anos, tem um representante na Assembleia Legislativa do Estado Santa Catarina (Alesc) foi a posse do ex-prefeito de Timbó, Laércio Schuster Junior. A solenidade de posse dos 40 deputados estaduais eleitos para o mandato 2019-2023 aconteceu na manhã do dia 1° de fevereiro, na Alesc. A cerimônia simples e rápida, que durou cerca de 30 minutos contou com a participação de diversas autoridades estaduais, entre elas, o governador Carlos Moisés da Silva; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rodrigo Collaço; e o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Sandro José Neis, além de autoridades convidadas, familiares, apoiadores e assessores dos parlamentares. Em homenagem ao deputado Estadual, Laércio Schuster Junior, muitos timboenses estiveram na manhã do dia 1º, na capital do estado, entre eles o prefeito de Timbó, Jorge Krüger, vereadores, empresários e amigos.

A solenidade de posse seguiu o que determina o regimento interno da Casa, oportunidade em que a sessão de instalação da 19ª Legislatura foi presidida pelo deputado mais idoso entre os de maior número de legislaturas completas. Nesse caso, Romildo Titon (MDB), que possui 64 anos e soma sete mandatos consecutivos. Ele foi auxiliado na condução dos trabalhos da Mesa pelos deputados Neodi Saretta (PT) e Moacir Sopelsa (MDB). Após ser declarada aberta a sessão foi feita a leitura do termo de compromisso para a execução do mandato. Um a um, os 40 deputados eleitos foram chamados para prestar juramento.

Um dos destaques desta legislatura, é que a mesma tem a maior bancada feminina da história da Alesc. Ao todo, cinco deputadas que foram eleitas em outubro de 2018 tomaram posse. Apesar de ser um recorde, o grupo representam apenas 12% dos parlamentares que iniciam mandato. São elas: Ada de Luca (MDB); Ana Caroline Campagnolo (PSL); Ana Paula da Silva (PDT); Luciane Carminatti (PT); e Marlene Fengler (PSD).

Ao final da cerimônia, Romildo Titon declarou empossados os novos deputados e convocou uma nova sessão, para a eleição ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa.

Mesa Diretora da Alesc

O deputado Julio Garcia (PSD) foi eleito, por unanimidade, o novo presidente da Alesc para o biênio 2019-2021. Julio Garcia foi o único candidato ao cargo, confirmando o acordo que já havia sido feito com as demais bancadas partidárias da Casa. Esta será a terceira vez que ele comandará o Parlamento estadual. As outras duas ocasiões foram nos biênios 2005-2007 e 2007-2009, quando também foi eleito por unanimidade.

A Mesa diretora conta ainda com os seguintes nomes: 1º vice-presidente - Mauro de Nadal (MDB); 2º vice-presidente - Rodrigo Minotto (PDT); 1º secretário - Laércio Schuster (PSB); 2º secretário - Padre Pedro Baldissera (PT); 3º secretário - Altair Silva (PP) e 4º secretário - Nilso Berlanda (PR)




14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855