N
otícias

Cartório

Eleições se aproximam, não perca os prazos

19 Abril 2018 13:58:00

Mais de 17 mil eleitores já possuem cadastro biométrico na 15ª Zona Eleitoral

Janaina Possamai
Foto: Divulgação

INDAIAL - As eleições presidenciais de outubro deste ano prometem ser um marco histórico para o Brasil devido à crise política, econômica e moral enfrentada pelo país. No entanto, para fazer parte desta história através do voto, o eleitor precisa ficar atento aos prazos para a regularização eleitoral.

A data limite para a solicitar o primeiro Título de Eleitor, a transferência do local de votação ou a alteração de qualquer dado cadastral encerra no dia nove de maio. "Como trata-se de ano eleitoral o nosso cadastro é fechado para permitir a inclusão dos nomes de todos os eleitores aptos nos cadernos de votação e nas urnas eletrônicas. A partir de novembro ele é reaberto, e será possível realizar os referidos atendimentos novamente", explica o chefe de cartório da 15ª Zona, João Sagaz Neto.

Neto orienta ainda que a pessoa que deseja efetuar qualquer uma destas solicitações, deve levar ao Cartório Eleitoral um documento oficial com foto (carteira de identidade, CNH, CTPS, etc) e comprovante de residência recente. "Os que estão fazendo o primeiro título, devem comprovar a nacionalidade, motivo pelo qual a CNH, nestes casos, não é aceita. Homens com 18 anos completados no ano passado, ou com idade superior a esta, também devem apresentar certificado de alistamento militar, quando estiverem fazendo o seu primeiro título", orienta.

Nos municípios de Apiúna, Ascurra, Indaial e Rodeio - pertencentes à 15ª Zona Eleitoral - a biometria ainda não é obrigatória, portanto a votação será mista. "A biometria é feita sempre que o eleitor comparece em cartório para realizar alguma movimentação no seu título. Portanto, todos que forem atendidos até dia nove de maio terão a biometria coletada e não precisarão retornar quando houver prazo definido para fazê-la. Quem não comparecer agora, poderá vir a partir de novembro para fazer o cadastramento biométrico". Dos quase 68 mil eleitores da 15ª Zona Eleitoral, 17,6 mil já possuem cadastro biométrico.

Jovens 

Quase 500 jovens de 16 e 17 anos optaram por votar já nas próximas eleições, quando ainda não seriam obrigados por lei, os dados são de 1º de março de 2018."Neste ponto, cabe destacar que os jovens com 15 anos que completarão 16 anos até o dia sete de outubro (primeiro turno das eleições), caso queiram, também poderão dirigir-se ao Cartório Eleitoral até nove de maio para solicitar o título", lembra Neto.

Plantão

O horário de atendimento do Cartório Eleitoral é das 12 às 19h. Há previsão de grande movimento até o prazo limite para as alterações. Portanto, os eleitores que quiserem garantir um atendimento mais rápido, sem enfrentar grandes filas, devem fazer o agendamento através do site "www.tre-sc.jus.br" ou pelo telefone 0800-647-3888 (nos dias úteis, das 13 às 19h).  

Haverá plantões em dois sábados, dia 28 de abril e cinco de maio, das 9 às 15h, quando serão atendidas prioritariamente as pessoas que realizarem o agendamento. Nos dias 7,8 e 9 de maio o cartório funcionará com horário diferenciado, das 9 às 17h. Exclusivamente nestas datas não haverá agendamento e as pessoas serão atendidas pela ordem de chegada. "Considerando a proximidade das eleições, também gostaríamos de solicitar que todas as pessoas que tenham interesse em se voluntariar, façam a inscrição no programa "mesário voluntário", no site "www.tre-sc.jus.br", para permitir a convocação. Mais informações pelo tel. (47) 3333-3011, das 12h às 19h.



14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855