01_Assinatura-01_SITE.jpg
C
otidiano

Indaial: Projeto Socioambiental reforça orientações sobre uso adequado do sistema de esgoto

Com o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) em operação no bairro Tapajós, em Indaial, a CASAN, por meio de projeto socioambiental, está orientando os moradores quanto ao uso adequado da infraestrutura de coleta e tratamento.

Por meio de visita às residências e entrega de material informativo, a agente socioambiental tem esclarecido dúvidas dos moradores e levado informações sobre as adaptações necessárias para ligação à rede.

Uma das principais orientações é de que o sistema de esgoto não pode se confundido com lixeira, e não devem ser descartados materiais como plásticos, fraldas, cabelos, papéis, entre outros. Além de causar entupimento e extravasamento nas redes coletoras, esse uso inadequado pode comprometer o funcionamento da unidade de tratamento.

A água da chuva também não pode ser direcionada à rede coletora. Quando as redes de drenagem e de esgotamento sanitário são interligadas indevidamente, aumentam as chances de extravasamentos nas cidades.

"As orientações valem também para outras regiões de Indaial já atendidas pelo Sistema de Esgoto da CASAN. A operação dessa infraestrutura é responsabilidade da Companhia, mas o uso adequado pela população também é fundamental para que a coleta e o devido tratamento cumpram a função de colaborar com a saúde pública e a conservação do ambiente", alerta a chefe do Setor Operacional de Esgotos, Fernanda Amaral Gois.


Confira outras boas práticas importantes:

-Não despeje óleo de fritura na pia, pois pode causar obstrução da rede coletora;

-Verifique a caixa de gordura e providencie a limpeza quando necessário. Em prédios bares e restaurantes, a limpeza deve ser feita com mais frequência;

-Nunca ligue calhas e ralos que recebem água da chuva na rede de esgoto;

- Não descarte lixo no vaso sanitário;

-Mantenha ralos de chuveiro, pia e tanque limpo;

-Água do tanque e da lavanderia devem ser direcionados ao sistema de esgoto;

-Não despeje líquidos inflamáveis na rede, pois há perigo de explosões;

-Evite plantar arvores próximas às tubulações.

14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855