01_Assinatura-01_SITE.jpg
E
special

Ações que transformam a comunidade

Os Amigos do Rio estão realizando uma campanha de arrecadação de livros para a Escola Básica Municipal Leopoldo Simão

Amanda Bittencourt
Foto: Divulgação Amigos do Rio
Alunos da Escola Básica Municipal Leopoldo Simão em momento de leitura

INDAIAL - "A leitura é como a música da imaginação, que nos faz percorrer os caminhos da sabedoria". Para uma criança, um livro é carregado de magia, desperta a curiosidade, dá bons exemplos e lições de vida. Por isso o incentivo à leitura é essencial não só pelos pais, mas também na escola.

Com esse viés, o grupo Amigos do Rio está desenvolvendo uma ação para arrecadação de exemplares para contribuir com a formação dos alunos da Escola Básica Municipal Leopoldo Simão, localizado no bairro Rio Morto, em Indaial. "A ideia é incrementar o portfólio de títulos na biblioteca da instituição educacional trazendo mais diversidade e conteúdo", destaca um dos coordenadores do Amigos do Rio, Elton Possamai.

 A ação, que está em sua primeira edição, iniciou no dia 7 de junho e durante os próximos 30 dias diversos pontos de coleta estarão recebendo livros didáticos, de histórias infantis, contos, poesias, dentre outros. A intenção do grupo é de resgatar livros que muitas vezes estão parados, guardados ou não estão sendo utilizados propriamente para a leitura. "Assim podemos fazer a reutilização do material e disseminar o aprendizado, as histórias e as fantasias contidas em cada página", completa Possamai.

Além disso, a proposta também visa incentivar e estimular adultos a terem esse hábito da leitura. "Com certeza teremos uma comunidade com mais cultura e conhecimento", frisa o coordenador.

Amigos do Rio

"Sem fins lucrativos tentamos levar às pessoas alegria e acalento em ações de caridade e valorização da vida", destaca Possamai, sobre o grupo Amigos do Rio, que ganhou este nome em alusão ao rio Itajaí-Açu, uma vez que este corta todo o bairro Rio Morto.

O coordenador fala ainda que o surgimento do grupo se deu por meio da realização de reuniões de amigos e moradores que desde então vem se empenhando para melhorar o local onde vivem. "Nosso objetivo é observar as necessidades do próprio bairro Rio Morto quanto às questões sociais e práticas voltadas à inclusão, lazer, educação entre outras ações envolvendo toda a comunidade".

Das ações desenvolvidas, além da doação de livros, já foram feitas arrecadações de brinquedos e doces no Natal e a campanha "Amigos do Rio de Sangue", onde um grupo realizou a doação de sangue junto ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc).

Atualmente 42 participantes integram o grupo no aplicativo WhatsApp e mais de 400 simpatizantes acompanham a página oficial do Amigos do Rio na rede social Facebook. Interessados em participar podem entrar em contato pelo WhastApp do Elton (47) 991291508 ou do Denilson (47) 991654560.


Ponto de coleta

  • Stylofarma Centro
  • Stylofarma Nações
  • Stylofarma João Paulo II
  • Stylofarma Encano Baixo
  • Stylofarma Terezinha
  • Stylofarma Estados
  • Stylofarma Rio Morto





14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855