01_Assinatura-01_SITE.jpg
E
special

Turismo em destaque

Intitulada 'Indaial na Rota da Natureza', a nova identidade visual apresenta o posicionamento da cidade como destino turístico

Amanda Bittencourt

INDAIAL - Com a proposta de nortear as ações de divulgação turística da cidade, a nova marca do Turismo de Indaial foi lançada. Intitulada "Indaial na Rota da Natureza", a identidade visual apresenta o posicionamento da cidade como destino turístico. O lançamento aconteceu no dia 10, na Fundação Indaialense de Cultura (FIC), e foi promovido pela Prefeitura, através da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo.

De acordo com a turismóloga da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, Tatiane Viana Mota, desde maio já estava sendo realizado um estudo pelo setor para a construção desta marca e destaca os dois documentos que guiaram a criação: "Indaial ser referência em ecoturismo na região do Vale Europeu com serviços de qualidade e sustentabilidade" e "Indaial reconhecida pelo turismo ecocultural, com trade fortalecido e integrado ao turismo regional".

A partir disso, a equipe passou para a agência que seria a responsável, os dois norteadores representando as potencialidades locais. Tatiane explica que uma cidade pode ter vários roteiros e produtos turísticos ofertados, mas é a marca que leva a identidade do destino, é a primeira impressão e contato que o turista tem com a destinação.

Por isso, a importância da criação de identidade visual. Indaial está dentro da região turística do Vale Europeu, perto de cidades indutoras do turismo como Blumenau e Pomerode, além de estar perto do litoral. "Temos um grande potencial de turistas que já visitam nossa região e por isso precisamos fazer um trabalho de promoção e divulgação turística para atrair a sua atenção", ressalta Tatiane.


Sobre a nova marca

A marca desenvolvida representa o ecoturismo e o turismo cultural, as visões de futuro para Indaial. Além disso, foram escolhidos símbolos que possuem uma representatividade visual com o município: a Saíra de Sete Cores, ave símbolo da cidade, que representa toda a nossa riqueza natural, e a Ponte dos Arcos (Emílio Baumgart), cartão-postal do município e marco de Indaial por toda importância histórica e cultural.

As cores da saíra - sete tonalidades - foram usadas na composição da marca. Cada tom está destacado nos arcos da Ponte: os tons de verde, azul e amarelo. O formato da marca ainda remete a uma palheta de violão, lembrando que Indaial é cidade da música. A frase "Indaial na Rota da Natureza".


                                                                             

Mapa turístico

Um Mapa de Turismo da cidade também foi lançado. "O mapa é um importante material para o turista, que poderá facilmente se locomover na cidade e verifi car o que há de pontos turísticos a serem visitados, meios de hospedagem, locais de eventos e esporte, além das informações e serviços de apoio ao turista", frisa Tatiane.

O material começou a ser distribuído na última semana, em todos os hotéis da cidade e locais com grande circulação de pessoas receberam os impressos de bolso e também a mesma imagem disposta em um quadro para fixação em locais de fácil visualização dos hospedes. Nas próximas semanas outros pontos de referência para o turista, além de empreendimentos gastronômicos vão recebê-los.

Tatiane comenta que o mapa sempre foi um pedido dos hotéis e empresas ligadas ao turismo e uma necessidade também que o setor percebia. "Eram trabalhados muitos materiais regionais de divulgação turística, ou seja, fazemos a divulgação de Indaial em conjunto com outros municípios por meio do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale (Cimvi). Porém, precisávamos de material próprio".

O folder ainda possui o QR code para que de forma rápida o turista/visitante possa entrar no site de Turismo (www.turismo.indaial.sc.gov.br) e encontrar outras informações, como, por exemplo, onde comer com as opções gastronômicas da cidade, horário de atendimento e foto.



                                                          

 



Ações

O município de Indaial também está inserido nas ações para o desenvolvimento regional de turismo através do (Cimvi) e da Instância de Governança da Região Turística do Vale Europeu. Compomos ainda o Mapa Brasileiro de Regionalização Turística do Ministério de Turismo na região turística Vale Europeu. "Além disso, estamos inseridos nos Roteiros Regionais de Cicloturismo, Caminhante e outros roteiros, em materiais de promoção regional, participação em feiras e outros eventos", enfatiza Tatiane.

Indaial também estará implantando no segundo semestre o Projeto de Sinalização Turística, com instalação de 32 placas e 25 semipórticos visando melhorar a orientação de visitantes e turistas na cidade. Para bem acolher e hospedar visitantes e turistas, nossa cidade está estruturada com sete hotéis e um camping, totalizando 665 leitos.

 Outras ações para divulgar o turismo foram a criação de vídeos promocionais sobre gastronomia, belezas naturais, culturais e históricas; Site de Turismo, perfil no Instagram "Visite Indaial".

Ainda, os empresários ligados à área de turismo estão realizando encontros para realizarem um trabalho integrado para a criação de produtos e roteiros em Indaial.





14319673464250.png
Jornal O Indaialense
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855